Na última quarta-feira (27), o Senado aprovou no plenário um projeto com as regras para a Copa do Mundo Feminina de 2027, que será realizada aqui no Brasil. Um ponto importante do projeto é o pagamento de um prêmio de R$ 500 mil para cada jogadora que representou a seleção nas competições de 1988 e 1991, as chamadas “pioneiras de 1988”. Depois de passar pelo crivo do Senado, agora o texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em 1988, aconteceu o FIFA Women’s Invitation Tournament, em que a nossa seleção feminina saiu com medalha de bronze. Em 1991, aconteceu a primeira edição oficial da Copa do Mundo feminina. No caso das jogadoras já falecidas, o prêmio de meio milhão será entregue aos sucessores legais.
De acordo com o Ministério do Esporte, a premiação é “como uma homenagem e uma reparação histórica às mulheres que abriram caminho para o desenvolvimento do futebol feminino no Brasil”.
“Estou muito satisfeito de termos colocado essa matéria em deliberação para apreciação no dia de hoje, pela importância e pelo significado do que estamos tratando em relação à realização da Copa do Mundo Feminina no nosso país”, declarou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, durante a votação do projeto no plenário.
As pioneiras de 1988
- Goleiras: Lica Laurentino, Simone Carneiro (falecidas)
- Laterais: Marisa Pires Nogueira (capitã), Rosilane Fanta, Suzana Cavalheiro.
- Zagueiras: Elane Rego, Suzy Bittencourt, Sandra Duarte.
- Meias: Lúcia Feitosa, Marilza Pelezinha, Marcinha Honório, Fia Paulista, Márcia Russa, Sissi Lima.
- Atacantes: Lucilene Cebola, Roseli de Belo, Michael Jackson, Flordelis Oliveira.




