Nos Estados Unidos, existe uma espécie de “auxílio-mercado”, um benefício governamental para ajudar famílias de baixa renda a fazerem suas compras em mercados. Esse programa é o SNAP, ou “Supplemental Nutrition Assistance Program” (“Programa de Assistência Nutricional Suplementar”). O valor pago pelo auxílio varia dependendo da renda e da composição familiar dos beneficiários, mas o valor médio pago em 2024 foi de US$ 187,20 por mês, o equivalente a cerca de R$ 1.012,90.
O programa foi implementado em todos os estados do país em junho de 2004. No ano passado, o programa atendeu, em média, 41,7 milhões de estadunidenses por mês. Os critérios para poder receber o SNAP variam de estado para estado, mas, como já explicamos, são voltados para pessoas de baixa renda.
“Algumas pessoas – como indivíduos que estão em greve, todas as pessoas sem status de imigração documentado, alguns estudantes que frequentam a faculdade mais de meio período, certas pessoas com condenações criminais relacionadas a drogas em alguns estados e certas pessoas com status de imigração legal – não são elegíveis”, explica o CBPP.
Além dos critérios variarem de estado para estado, até o nome do programa também muda. Outros nomes pelos quais o SNAP é conhecido são Link, CallFresh ou Food Stamps.
Auxílio é exclusivo para compra de alimentos
Vale destacar que o SNAP é pago exclusivamente para a compra de alimentos. Você não pode usar o auxílio para comprar itens como materiais de limpeza, itens de higiene pessoal, vitaminas e medicamentos. Você pode usar o auxílio para comprar:
- Frutas e legumes;
- Carnes, peixes e aves;
- Produtos lácteos;
- Pão e cereais;
- Lanches e bebidas;
- Sementes e plantas para cultivar alimentos para sua família.




