A condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela tentativa de golpe de Estado rendeu comemorações inusitadas pelo país. Em Belém, o Café com Arte, bar localizado na Travessa Rui Barbosa, anunciou que vai cumprir uma antiga promessa: distribuir 13 barris de chope gratuitamente após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O julgamento, concluído nesta quinta-feira (11), terminou com placar de 4 a 1 pela condenação.
A Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por liderar uma trama golpista para se manter no poder após as eleições de 2022. A pena inclui crimes como organização criminosa armada, abolição do Estado democrático de Direito e dano ao patrimônio público.
Além dele, outros sete ex-integrantes do governo foram punidos com penas de 2 a 26 anos de prisão. Todos também ficaram inelegíveis por oito anos após o cumprimento da pena. No caso de Bolsonaro, a inelegibilidade se estende até 2060, já que ele já estava impedido de concorrer até 2030 por decisão da Justiça Eleitoral.
Chope, música e ingressos populares
O Café com Arte confirmou pelas redes sociais que a festa acontece nesta sexta-feira (12), a partir das 17h. O chope será distribuído em três pontos da casa — no quintal, porão e bar interno.
A programação musical inclui os DJs Roberto Figueiredo, Fernando Souza e @cava_music, além da banda Lola y los Minos. Os ingressos custam R$ 20 até as 21h ou até a lotação máxima do espaço, que funcionará até as 4h da manhã.
Clima de polarização
A decisão do STF é considerada uma das mais relevantes da história do tribunal. Enquanto apoiadores do ex-presidente falam em perseguição política, críticos comemoram o resultado. Em Belém, a festa com chope liberado simboliza esse clima de celebração entre opositores de Bolsonaro.