Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Bolsonaro pode ser PRESO hoje? Veja o que vai acontecer no STF

Por Pedro Silvini
11/09/2025
Em Geral
0
Bolsonaro

(Reprodução/Valter Campanato/Agência Brasil)

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quinta-feira (11), às 14h, o julgamento que pode definir o futuro político e jurídico do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Até agora, o placar está em 2 a 1 pela condenação, com votos dos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino contra Bolsonaro e sete outros réus, e um voto pela absolvição, dado por Luiz Fux.

O voto da ministra Cármen Lúcia, indicado como próximo na ordem, será determinante para indicar a tendência do desfecho do processo. Na sequência, o ministro Cristiano Zanin também apresentará seu posicionamento.

Voto de Cármen Lúcia é decisivo para o julgamento de Bolsonaro (Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Caso a condenação seja confirmada, Bolsonaro não será preso de forma imediata. Isso porque, segundo o rito processual, a defesa ainda poderá apresentar embargos de declaração — recurso utilizado para esclarecer pontos da decisão. Embora raramente altere o resultado, esse instrumento pode atrasar a execução da pena.

Há também a possibilidade de embargos infringentes, recurso que leva o julgamento ao plenário do STF. No entanto, esse tipo só é aceito quando há pelo menos dois votos pela absolvição. Até o momento, esse cenário é considerado improvável por aliados do ex-presidente.

O que está em jogo

A Procuradoria-Geral da República acusa Bolsonaro e seus aliados de planejar um golpe de Estado contra o governo eleito em 2022. A pena máxima prevista para os crimes pode ultrapassar 40 anos de prisão.

O caso, que já mobiliza manifestações de apoiadores do ex-presidente em várias capitais, vem sendo acompanhado com atenção pela imprensa internacional. Veículos como Reuters, Al Jazeera, Associated Press e EFE destacaram o voto de Fux, que considerou haver “incompetência absoluta” da Primeira Turma do STF para julgar o caso e defendeu que instâncias inferiores fossem responsáveis pela análise.

Onde assistir

O julgamento será transmitido ao vivo pelo canal da TV Justiça no YouTube, permitindo que o público acompanhe em tempo real os votos dos ministros e o desfecho de uma das decisões mais aguardadas da história recente do país.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
bruna biancardi neymar mel

Bruna Biancardi surpreende Neymar com revelação sobre a filha Mel

Confira!

Imagem ilustrativa: Pexels/Pixabay

Novo acordo militar: Brasil passa a usar poder bélico dos Emirados Árabes

13/09/2025
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Tradicional posto de gasolina tem atividades suspensas no Brasil

13/09/2025
Maquininha e cartão

Pagar parcelado pode sair mais barato do que comprar à vista; entenda

13/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix