Goste ou não, a tecnologia da Inteligência Artificial já faz parte das nossas vidas, com ferramentas usando esse recurso sendo cada vez mais usados no trabalho, no ensino e até como diversão (lembra a trend do Ghibli?). Pensando nisso, será válido pensarmos em incluir IA no ensino das escolas? Em texto publicado no The Conversation, os professores Marcus Oliveira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Renato Cordeiro, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), defendem a importância de incluir IA no currículo escolar.
Por que ensinar sobre Inteligência Artificial nas escolas?
Os professores defendem que ensinar sobre essa tecnologia nas escolas públicas e privadas seria essencial para democratizar o acesso a essas ferramentas. “Caso contrário, o domínio dessa tecnologia ficará restrito a uma minoria, ampliando ainda mais o abismo de oportunidades. Em outras palavras, ensinar IA a todos democratiza o acesso ao conhecimento, preparando alunos para serem protagonistas — e não apenas consumidores — da inovação”, argumenta o texto.
Eles ainda destacam que, dentro desse ensino, também é necessário mostrar que os contras das ferramentas de Inteligência Artificial. Reconhecer, por exemplo, que elas podem ser usadas para disseminar desinformação, ou que elas reproduzem preconceitos e vieses da nossa sociedade. Esse ensino precisa abrir espaço para reflexões sobre “ética, privacidade, uso consciente da tecnologia e os impactos sociais da automação”, afirmam os professores.
Existem vários desafios para o ensino da IA no Brasil. Por exemplo, grande parte das escolas ainda não tem acesso de qualidade à internet ou até mesmo à energia elétrica. Além disso, como essa tecnologia é relativamente nova, ainda faltam docentes com uma formação adequada para ensinarem crianças e adolescentes sobre o assunto.




