A Casa Branca dos Estados Unidos conta com um “tesouro” que deixaria muitos mineiros com água na boca. Acredite se quiser, o país conta com reservas de cerca de 635 quilos de queijo (!). Sim, é isso mesmo que você leu: 635 quilos de queijo, guardados em cavernas no estado do Missouri. Eles ficam armazenados em câmaras frigoríficas. Mas você provavelmente já está se perguntando: por que os Estados Unidos tem tanto queijo guardado? Calma que a gente já te explica.

Por que os Estados Unidos tem uma reserva subterrânea de queijos?
A questão toda começou na década de 1970, quando o país passou por uma escassez nacional de laticínios, somada a uma inflação de 30% nesses produtos. Em 1977, o presidente Jimmy Carter investiu pesado na indústria dos laticínios, com subsídios que ajudaram muito os produtos, mas que acabaram gerando outro problema: o excesso de produtos.
No começo dos anos 1980, o governo dos Estados Unidos já tinha comprado milhares de quilos de queijo que não tinha conseguido ser vendido. Em 1981, o presidente Ronald Reagan até começou a distribuir esse “queijo do governo” através de programas de assistência para famílias carentes.
Em 2019, o governo norte-americano voltou a armazenar queijo. “Em meio a disputas comerciais e declínio do consumo de laticínios em todo o país, o governo americano tem subsidiado e estocado o excedente de queijo da América”, explica o Farmlink Project.
Essa estratégia chama a atenção de muitos especialistas, que questionam a sua eficiência, principalmente por causa da demanda cada vez menor por laticínios no país – talvez a solução, seja incentivar a imigração de mineiros para lá…




