Localizada no Rio Grande do Sul, Pelotas é uma cidade conhecida por suas produções açucaradas, sendo o chocolate uma delas. Inclusive, possui o apelido de Capital Nacional do Doce, um título que lhe foi concedido oficialmente pelo Governo Federal. A cidade tem uma forte tradição doceira, com doces de origem de diversas localidades, como portuguesa, africana, alemã, italiana e árabe, e sedia a famosa Fenadoce (Feira Nacional do Doce).
Ao longo da história da cidade, que começou ainda no Brasil Colônia, as mulheres escravizadas tinham contato com os hábitos de fora e, por serem talentosas, conseguiam adaptar as receitas tradicionais em doces diferentes que foram se popularizando. Elas adaptaram e aprimoraram receitas portuguesas, trazidas pelos colonizadores e imigrantes, utilizando os ingredientes disponíveis na região e incorporando técnicas próprias. A abundância de ovos, açúcar e frutas da região contribuía para a diversidade e qualidade dos doces.
Saiba quais são os doces mais conhecidos de Pelotas
- Olho de Sogra: Doce de coco queimado com ameixa.
- Quindim: Doce à base de gema de ovo, açúcar e coco ralado.
- Bem-Casado: Dois discos de pão de ló unidos por doce de leite ou baba de moça.
- Camafeu de Nozes: Doce de nozes coberto com fondant.
- Ninfa: Bolo pequeno com recheio e cobertura de glacê.
- Tortas e Pudins diversos.
Por ser uma cidade conhecida nacionalmente por seus dons em guloseimas, anualmente ocorre a Feira Nacional do Doce (Fenadoce), um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil, que reúne diversos produtos e atrai visitantes de todo o Brasil.