O Dia de São Patrício – ou o St. Patrick’s Day – é um feriado irlandês conhecido mundialmente, e até celebrado em outros países, como os Estados Unidos, mas ele não é tão lembrado aqui no Brasil, já que a imigração irlandesa não foi tão presente aqui no nosso país. Mas você sabia que nós temos uma cidade batizada em homenagem à data? Localizada em Goiás, a cidade de São Patrício conta com apenas 2,2 mil habitantes.
Apesar de ainda ser bem pequena, a história de São Patrício não é tão recente quanto você poderia imaginar. A história da cidade goiana começou na época da Segunda Guerra Mundial. De acordo com o site da prefeitura, tudo começou o senhor José de Deus Honorato, que fugiu com seus filhos genros e esposa de uma cidade mineira por medo do conflito.
Na época, a região de São Patrício ainda era coberta por matas e pertencia ao município de Goiás. Honorato começou a se instalar em assentamentos na região junto com a família e cerca de uma década depois, começaram a chegar outras famílias de imigrantes também de Minas e de outros lugares.
Após a morte de José de Deus Honorato, os moradores construíram uma igreja em homenagem ao Divino Pai Eterno e o local se tornou um pequeno povoado: a Vila de São Patrício, nome em homenagem ao santo católico São Patrício, padroeiro da Irlanda. Em 1988, o povoado se tornou distrito de Carmo do Rei Verde e, em 1996, ele foi elevado à categoria de município.
Qual o dia de São Patrício?
A data é celebrada no dia 17 de março, o dia da morte do santo, que faleceu no ano 461. São Patrício foi um missionário e bispo que vivem no século 5, conhecido por ajudar a difundir o cristianismo na Irlanda. O trevo de três folhas ter se tornado símbolo da Irlanda também tem a ver com esse santo, já que a lenda diz que ele usou a planta para explicar a Santa Trindade.



