A cidade de Eisenhüttenstadt, localizada no estado de Brandemburgo, no leste da Alemanha, está com uma proposta inusitada para atrair novos moradores: oferecer duas semanas de moradia gratuita em um apartamento mobiliado, entre os dias 6 e 20 de setembro de 2025. As inscrições estão abertas até o início de julho por meio de um formulário online.
A ação tem como público-alvo ex-moradores da cidade, profissionais qualificados e autônomos, inclusive brasileiros que desejam explorar oportunidades na Europa. Durante a estadia, os selecionados poderão conhecer a cidade, seus habitantes, explorar possibilidades de trabalho local e participar de atividades culturais, estágios e programas de job shadowing em empresas da região.
Cidade planejada que busca se reinventar
Fundada há 75 anos, Eisenhüttenstadt foi a primeira cidade totalmente planejada da antiga Alemanha Oriental, criada para abrigar trabalhadores de uma usina siderúrgica — que, até hoje, permanece como principal fonte de empregos da região. O nome da cidade, inclusive, significa literalmente “cidade das usinas de ferro”.

Durante o auge, a cidade chegou a abrigar mais de 50 mil habitantes, mas atualmente tem cerca de 24 mil moradores. O declínio populacional, especialmente entre os mais jovens que migram para outras regiões em busca de trabalho, motivou o lançamento do programa de moradia gratuita.
Exemplo que vem se espalhando pelo leste alemão
Eisenhüttenstadt não é a única cidade da antiga Alemanha Oriental a adotar esse tipo de iniciativa. Em 2023, Guben realizou uma ação semelhante, selecionando 16 pessoas para estadias experimentais. Outras cidades como Eberswalde, Frankfurt an der Oder e Görlitz também vêm apostando em programas criativos para reverter a perda populacional e revitalizar suas comunidades.
A aposta é que experiências como essa sirvam de incentivo para mudanças definitivas. Além de conhecerem a cidade e sua dinâmica, os participantes poderão vivenciar o ambiente de trabalho local, o que aumenta as chances de integração e fixação.