Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Cidade na Alemanha está recrutando brasileiros com promessa de moradia gratuita

Por Pedro Silvini
03/06/2025
Em Geral
0
cidade de Eisenhüttenstadt na Alemanha

(Reprodução/Dominic Mocker)

A cidade de Eisenhüttenstadt, localizada no estado de Brandemburgo, no leste da Alemanha, está com uma proposta inusitada para atrair novos moradores: oferecer duas semanas de moradia gratuita em um apartamento mobiliado, entre os dias 6 e 20 de setembro de 2025. As inscrições estão abertas até o início de julho por meio de um formulário online.

A ação tem como público-alvo ex-moradores da cidade, profissionais qualificados e autônomos, inclusive brasileiros que desejam explorar oportunidades na Europa. Durante a estadia, os selecionados poderão conhecer a cidade, seus habitantes, explorar possibilidades de trabalho local e participar de atividades culturais, estágios e programas de job shadowing em empresas da região.

Cidade planejada que busca se reinventar

Fundada há 75 anos, Eisenhüttenstadt foi a primeira cidade totalmente planejada da antiga Alemanha Oriental, criada para abrigar trabalhadores de uma usina siderúrgica — que, até hoje, permanece como principal fonte de empregos da região. O nome da cidade, inclusive, significa literalmente “cidade das usinas de ferro”.

Cidade de Eisenhüttenstadt na Alemanha (Reprodução/Stadt Eisenhüttenstadt)

Durante o auge, a cidade chegou a abrigar mais de 50 mil habitantes, mas atualmente tem cerca de 24 mil moradores. O declínio populacional, especialmente entre os mais jovens que migram para outras regiões em busca de trabalho, motivou o lançamento do programa de moradia gratuita.

Exemplo que vem se espalhando pelo leste alemão

Eisenhüttenstadt não é a única cidade da antiga Alemanha Oriental a adotar esse tipo de iniciativa. Em 2023, Guben realizou uma ação semelhante, selecionando 16 pessoas para estadias experimentais. Outras cidades como Eberswalde, Frankfurt an der Oder e Görlitz também vêm apostando em programas criativos para reverter a perda populacional e revitalizar suas comunidades.

A aposta é que experiências como essa sirvam de incentivo para mudanças definitivas. Além de conhecerem a cidade e sua dinâmica, os participantes poderão vivenciar o ambiente de trabalho local, o que aumenta as chances de integração e fixação.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
inss

INSS libera ressarcimento para vítimas de descontos irregulares; confira o passo a passo

Confira!

Agência do Banco Itaú (Foto: Divulgação)

Polêmica no Itaú: gerente obrigava funcionários a participarem de ritual

18/09/2025
iphone liquid glass

Nova atualização do iPhone está deixando os usuários “tontos”

18/09/2025
Imagem ilustrativa: freepik

MEI é proibido para 13 profissões; veja quais

18/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix