Quando pensamos em psicopatas, a nossa mente já vai direto para os serial killers que vemos nos filmes e séries de true crime, não é mesmo? A psicopatia é um transtorno de personalidade definido pela falta de empatia e existem algumas características sutis que podem fazer parte desse transtorno.
Antes de tudo, vamos destacar: psicopatia é um transtorno que só pode ser diagnosticado por um profissional qualificado, um psiquiatra, então é impossível ter um diagnóstico com certeza sem ajuda profissional. Mas existem sim testes genéricos que ajudam a entender o que traços psicopatas. Um exemplo é a série de vídeos Big Think, publicada no YouTube pelo psicólogo Kevin Dutton, da Universidade de Oxford, na Inglaterra.
Como identificar um psicopata, segundo psicólogo de Oxford
De acordo com a Revista Galileu, Dutton oferece dois cenários:
No primeiro, você está uma plataforma e um trem chegando está descontrolado. Cinco pessoas serão atropeladas, mas, com um interruptor, pode faz o trem mudar de direção. Porém, no outro trilho, tem uma pessoa amarrada. Você deixaria o trem acabar com as cinco pessoas ou mudaria ele de direção para atropelar uma.
No segundo, não existe um interruptor para mudar a direção do trem. Mas tem uma pessoa grande na sua frente e, se você empurrá-la, pode ser que isso pare o trem, salvando as cinco pessoas amarradas nos trilhos.
“O que Dutton sugere é que no primeiro cenário, independente de você ser um psicopata, provavelmente salvaria cinco vidas em vez de uma só. Mas no segundo cenário, o psicopata não teria problema ou dilema algum em empurrar uma pessoa nos trilhos”, explica Galileu.




