Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

CNU 2025 mal foi lançado e já deve ser cancelado

Por Alan da Silva
03/07/2025
Em Geral
0
Foto: Arquivo/ Agência Brasil

Foto: Arquivo/ Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com pedido na Justiça Federal do Distrito Federal para que seja suspensa, de forma imediata, a realização do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) 2025. O edital do certame foi publicado em 30 de junho.

Segundo o MPF, o documento apresenta irregularidades relacionadas ao sistema de cotas raciais, mesmo após a publicação da Lei nº 15.142/2025, que prevê a ampliação do percentual destinado a candidatos cotistas.

De acordo com o órgão, o novo edital mantém inconsistências já verificadas na primeira edição do concurso, ocorrida em 2024. Entre os pontos questionados, está a previsão de sorteio de vagas para aplicação proporcional das cotas raciais nos casos em que o número de vagas ofertadas é inferior ao mínimo legal.

Segundo o MPF, não há transparência quanto aos critérios utilizados para esse sorteio, nem mecanismos de controle externo, o que compromete a segurança jurídica dos candidatos beneficiados pela política de cotas.

Vagas do CNU

A edição de 2025 do CNU disponibiliza 3.652 vagas organizadas em nove blocos temáticos, voltados a órgãos da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

Ainda segundo o MPF, o edital não apresenta, de forma explícita, o cadastro de reserva proporcional por modalidade de cota, o que, na avaliação do órgão, dificulta o acompanhamento da convocação de candidatos cotistas.

Outro ponto destacado é a diretriz que determina como definitivas as decisões das comissões de heteroidentificação — responsáveis por validar a autodeclaração de candidatos negros (pretos ou pardos). Para o Ministério Público, essa medida fere os princípios da ampla defesa.

As provas do Concurso Nacional Unificado 2025 serão aplicadas em 228 municípios em todo o país. 

Alan da Silva

Alan da Silva

Jornalista e revisor.

Próximo post
cartórios

Brasileiros são avisados e cartórios devem ser fechados em breve

Confira!

Luciano Hang

Luciano Hang é dono da mansão mais exclusiva de Balneário Camboriú, avaliada em quase R$ 150 milhões

07/02/2026
inss

INSS anuncia 2 novas regras para se aposentar em 2026

07/02/2026
Mansão Abilio Diniz

Casarão de R$ 250 milhões deixado por Abílio Diniz acaba de ser comprado por outro famoso

07/02/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix