Você passa pelo seu pé de fruta e nota uma bem madura e bem bonita… mas agora está na correria e pensa “ah, vou comer mais tarde”. Só que, quando você volta, um passarinho teve a mesma ideia que você, e já está lá saboreando a sua fruta. Mas tem uma técnica simples para evitar isso usando um saco de pão.
É isso mesmo que você leu: sacos de pão, aqueles de papel pardo que você provavelmente vê na padaria do seu bairro. Basta envolver a fruta no saco de papel e prender com uma fitinha. Outra opção é usar o TNT. Essa técnica é chamada de “ensacamento”.
Consultado pelo GMC Online, o engenheiro agrônomo e Assessor Estadual de Fruticultura do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Eduardo Agostinho dos Santos, explica que o ensacamento é uma técnica sustentável, que ajuda a proteger a fruta de insetos e animais e cria uma condição mais adequada em termos de temperatura. Inclusive, o ensacamento é usado também na produção.
“O ensacamento também pode ser feito com TNT que é reutilizável e garante frutas muito bonitas e saudáveis. No entanto, em escala comercial, essa alternativa pode ter alto custo já que demanda bastante mão de obra”, explica o engenheiro.
Exemplos de frutas que podem ser ensacadas são maçãs, bananas, mangas, goiabas, figos, pêssegos e graviolas.
Casal do Paraná usa técnica com sacos de papel em casa
Os aposentados Kiyohidie Korogui e Miyoko Korogui, moradores de Maringá, usam a técnica no pé de manga no quinta da casa deles, colocando sacos de papel ao redor dos frutos para protegê-los de pássaros e insetos, imagem que costuma chamar bastante a atenção de vizinhos e transeuntes.





