Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Cobrir frutas com sacos de pão pode fazê-las durarem muito mais tempo

Por Carolina Carvalho
22/12/2025
Em Geral
0
fruta

Imagem: Canva

Você passa pelo seu pé de fruta e nota uma bem madura e bem bonita… mas agora está na correria e pensa “ah, vou comer mais tarde”. Só que, quando você volta, um passarinho teve a mesma ideia que você, e já está lá saboreando a sua fruta. Mas tem uma técnica simples para evitar isso usando um saco de pão.

É isso mesmo que você leu: sacos de pão, aqueles de papel pardo que você provavelmente vê na padaria do seu bairro. Basta envolver a fruta no saco de papel e prender com uma fitinha. Outra opção é usar o TNT. Essa técnica é chamada de “ensacamento”.

Consultado pelo GMC Online, o engenheiro agrônomo e Assessor Estadual de Fruticultura do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Eduardo Agostinho dos Santos, explica que o ensacamento é uma técnica sustentável, que ajuda a proteger a fruta de insetos e animais e cria uma condição mais adequada em termos de temperatura. Inclusive, o ensacamento é usado também na produção.

“O ensacamento também pode ser feito com TNT que é reutilizável e garante frutas muito bonitas e saudáveis. No entanto, em escala comercial, essa alternativa pode ter alto custo já que demanda bastante mão de obra”, explica o engenheiro.

Exemplos de frutas que podem ser ensacadas são maçãs, bananas, mangas, goiabas, figos, pêssegos e graviolas.

Casal do Paraná usa técnica com sacos de papel em casa

Os aposentados Kiyohidie Korogui e Miyoko Korogui, moradores de Maringá, usam a técnica no pé de manga no quinta da casa deles, colocando sacos de papel ao redor dos frutos para protegê-los de pássaros e insetos, imagem que costuma chamar bastante a atenção de vizinhos e transeuntes.

manga saco de papel
Imagem: Camila Maciel
BELEZA

Manicure russa é a tendência do momento, saiba mais sobre a técnica

Cada vez mais procurada por salões de beleza Brasil afora, a manicure russa promete mais precisão e durabilidade para as suas unhas.
Leia mais
X

Manicure russa é a tendência do momento, saiba mais sobre a técnica

Leia mais
Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post
Globo

Globo paga fortuna para Tadeu Schmidt ficar em casa enquanto o BBB 26 não começa

Confira!

Lua

Vídeo registrado por astronauta na Lua com celular chama atenção por esse detalhe na gravação

20/04/2026
Idosa aposentada no INSS

Alerta para aposentados: valor da pensão pode estar sendo pago abaixo do correto

20/04/2026
Mark Zuckerberg (Foto: Reprodução/Divulgação/Meta)

Mesmo com fortuna de R$ 1,01 trilhão, Mark Zuckerberg decide cobrar R$ 14,60 para liberar acesso ao WhatsApp

20/04/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix