Você sabia que a maior fábrica da Coca-Cola do mundo, em termos de volume de produção, fica aqui no Brasil? Mais precisamente na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. A unidade opera cerca de 24 horas por dia, sete dias por semana, e produz cerca de dois bilhões de bebidas por ano. A produção apenas dessa fábrica representa cerca de 30% da produção da marca em todo o Brasil.
Fábrica da Cola-Cola em Jundiaí abastece dois estados
De acordo com o Bom Dia, Jundiaí, essa fábrica abastece 13 centros de distribuição, não apenas no estado de São Paulo, mas também em parte de Minas Gerais. Além do refrigerante que dá nome à marca, a unidade também produz outras bebidas que fazem parte do portfólio da empresa, como os refrigerantes Fanta e Sprite e os sucos Del Valle.
E é claro que tamanha produção significa um número enorme de funcionários. Segundo a prefeitura jundiaiense, a unidade da Coca-Cola emprega cerca de 1,7 mil pessoas.
Segundo o NSC Total, a unidade foi inaugurada em 1993 pelo grupo Panamco e passou para as mãos da Coca-Cola FEMSA em 2003. A cidade de Jundiaí foi escolhida por sua sua localização estratégica, com a oferta de mão de obra qualificada além da proximidade das principais rodovias paulistas.
Em janeiro deste ano, representantes da administração municipal e da fábrica discutiram a possibilidade de expandir a planta da unidade, além de oferecer novos cursos de qualificação profissional voltados à operação industrial. A unidade está em uma área de 190 mil metros quadrados.



