Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Com esse documento em mãos você pode visitar 193 países sem precisar de visto

Por Pedro Silvini
15/10/2025
Em Geral
0
aeroporto paises

(Reprodução/IStock)

Ter um passaporte de Singapura é, literalmente, ter o mundo à disposição. O documento do país asiático foi eleito o mais poderoso do planeta segundo o Henley Passport Index 2025, ranking global que mede o número de destinos que cada nacionalidade pode visitar sem necessidade de visto prévio.

De acordo com o levantamento, o passaporte de Singapura garante entrada livre em 193 países, praticamente todos os reconhecidos pela ONU. Essa marca coloca a cidade-Estado no topo do índice, à frente de nações tradicionalmente fortes em mobilidade internacional, como Coreia do Sul e Japão, que aparecem em segundo e terceiro lugares, com acesso a 190 e 189 países, respectivamente.

O ranking da consultoria Henley & Partners, divulgado em julho, avalia a “liberdade de mobilidade” dos cidadãos com base nos dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). Quanto maior o número de países acessíveis sem visto, mais alto é o poder do passaporte.

O documento de Singapura, que já havia liderado a lista no ano anterior, consolida-se como símbolo de prestígio e estabilidade internacional. A força diplomática do país e seus acordos bilaterais explicam parte desse sucesso.

Logo atrás, Coreia do Sul e Japão ocupam as primeiras posições asiáticas, seguidos por um bloco europeu formado por Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Irlanda e Itália, com acesso a 189 destinos. O top 5 é completado por Áustria, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Noruega, Portugal e Suécia, cujos passaportes permitem viajar sem visto para 188 países.

E o Brasil?

O passaporte brasileiro também obteve um bom desempenho no ranking de 2025, ocupando a 16ª posição — empatado com Argentina e San Marino. Brasileiros podem visitar 170 países sem a necessidade de visto, o melhor resultado já registrado pelo país desde que o índice foi criado.

O documento verde-amarelo garante entrada facilitada em destinos como Alemanha, Espanha, Portugal, Japão, Coreia do Sul e Angola, além de todos os países do Mercosul. No entanto, o acesso continua restrito à América do Norte, onde ainda é exigido visto tanto para os Estados Unidos quanto para o Canadá.

Na América do Sul, o Chile lidera o ranking regional, na 14ª posição, com entrada livre em 176 países.

A disputa dos passaportes mais fortes

O ranking global reflete também mudanças geopolíticas. Os Estados Unidos, por exemplo, caíram para o 12º lugar, a primeira vez em duas décadas que o país fica fora do top 10, com acesso sem visto a 180 destinos. No extremo oposto, o Afeganistão segue com o passaporte menos poderoso do mundo, permitindo entrada em apenas 24 países.

Criado em 2005, o Henley Passport Index é considerado o levantamento mais completo sobre mobilidade global, sendo atualizado trimestralmente.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
cólica

Carne vermelha realmente ajuda a combater as cólicas menstruais?

Confira!

Maquininha e cartão

Mastercard anuncia novo sistema para realizar compras online sem inserir dados do cartão

15/10/2025
Bolsa Familia

Bolsa Família de outubro chegará com acréscimo no valor

15/10/2025
Sede Nubank

Quem é cliente Nubank agora terá descontos na Uber

15/10/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix