O assunto da semana é um surto de casos de intoxicação por metanol que deixou autoridades em alerta em São Paulo. Pelo menos nove pessoas foram internadas depois de consumir bebidas contaminas e duas até morreram por causa da intoxicação. Apesar dos casos terem ficado restritos ao estado, a informação obviamente deixou muita gente que gosta de sair para aproveitar um bom drink preocupada. Mas afinal, tem algum sinal para você saber se sua bebida foi contaminada com metanol?
Antes de tudo, vamos relembrar o que exatamente é a substância. O metanol é um tipo de álcool que, em quantidades maiores, torna-se muito tóxico para o organismo. Ele tem aplicação industrial, sendo usado na fabricação de plásticos e solventes. Os sintomas de intoxicação por metanol incluem dor de cabeça, náusea, vômito, dor abdominal, confusão mental e sintomas oculares, como visão turva e até cegueira em casos mais graves.
Como saber se a minha bebida foi contaminada com metanol
De acordo com a revista VEJA, infelizmente, a resposta é: não tem como. Em laboratório, é até possível distinguir entre o metanol e o etanol (tipo de álcool que normalmente aparece nas nossas bebidas). Porém, analisando apenas a aparência e a cor do metanol, não existe nada que ajude a diferenciá-lo do etanol, já que os dois são muito semelhantes em temperatura ambiente.
“Por isso, a única maneira de se prevenir neste momento é evitando bebidas de procedência desconhecida e, se for tomar algo fora de casa, não consumir drinks em estabelecimentos que você não conheça ou não saiba a origem das garrafas”, explica a VEJA.