Você provavelmente já ouviu alguém dizer que o difícil de dirigir é que você não dirige apenas para você, mas também para os outros. Quando a maioria das pessoas não respeita as leis de trânsito, dirigir se torna uma missão bem mais complicada. Pensando nisso, qual o melhor estado brasileiro para dirigir?
O levantamento IRIS (Indicadores Rodoviários Integrados de Segurança), feito pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), analisou a segurança de estradas e vias urbanas pelos 26 estados e o Distrito Federal. Com base em critérios e pilares Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), o levantamento definiu qual o estado mais seguro para dirigir no país e também o menos seguro.
De acordo com matéria da Jovem Pan, o estudo analisa a segurança em pilares desde a fiscalização até a segurança veicular e o atendimento a vítimas em eventuais incidentes. O levantamento também considerou os índices de mortalidade no trânsito.
A descoberta foi que o local em que as pessoas mais respeitam as leis de trânsito no país é o Distrito Federal, que ficou com uma pontuado de 4,0 de 5 no ranking do estudo. No outro extremo, o estado com o trânsito menos seguro do Brasil é o Amazonas, com uma pontuação 1,86/5.
Do melhor ao pior trânsito do Brasil, confira o ranking completo:
- Distrito Federal – 4,00
- Rio Grande do Sul – 3,86
- Goiás, Paraná, Rio de Janeiro – 3,71
- São Paulo – 3,57
- Ceará, Mato Grosso do Sul, Rondônia – 3,29
- Espírito Santo, Mato Grosso, Pernambuco – 3,14
- Paraíba, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins – 3,00
- Minas Gerais – 2,86
- Bahia – 2,71
- Amapá, Maranhão, Roraima – 2,29
- Pará – 2,14
- Amazonas – 1,86