Parece sinopse de filme de terror, não é mesmo? Mas é o que acontece com os infectados pelo verme parasita nematomorfo, conhecido como verme-crina-de-cavalo. Segundo matéria da Superinteressante, esses vermes entram pela boca em forma de um cisto e se alojam entre os órgãos dos seus hospedeiros.
Quando estão crescidos o bastante, os nematomorfos lançam substâncias químicas que “controlam a mente” do hospedeiro, obrigando ele a se submergir em água. Depois disso, eles saem do corpo (eles parecem minhocas ou lombrigas), deixando o hospedeiro afogado para trás.
“Não se sabe exatamente como esse controle mental acontece, mas provavelmente ele envolve a liberação de substâncias químicas que interagem com o sistema nervoso do hospedeiro, influenciando-o a buscar água”, explica a Superinteressante.
Pois é, parece bem assustador, mas temos uma boa notícia: pelo menos esse verme não contamina humanos. Na verdade, os hospedeiros dos nematomorfos se limitam ao grupo dos artrópodes, insetos como besouros e louva-a-deuses.
Por que o verme faz o hospedeiro se afogar?
O ciclo de vida desses vermes começa na água doce e eles precisam estar nesse ambiente para saírem do corpo do hospedeiro e voltarem a se reproduzir.
Verme nematomorfo lembra fungo que inspirou “The Last of Us”
O fungo que inspirou o jogo “The Last of Us”, o Cordyceps, tem características parecidas com esse verme. Assim como o nematomorfo, o fungo passa a controlar a mente do seu hospedeiro astrópode, só que no caso do fungo ele não faz o hospedeiro se afogar. O Cordyceps faz sua “vítima” subir a um lugar alto e arejado antes de morrer, para que os esporos do fungo possam se espalhar mais ainda.
