Sim, o continente africano está se partindo e isso pode resultar no surgimento de um novo oceano. Mas vai demorar muito, muito mesmo para isso acontecer. Como explica matéria da BBC, originalmente, os cientistas acreditavam que o processo levaria entre cinco e 10 milhões de anos, mas estudos mais recentes acreditam que o tempo pode ser bem menor.
“Cortamos o tempo para algo como um milhão de anos, talvez até metade disso”, afirmou a geocientista Cynthia Ebinger, pesquisadora da Universidade de Tulane, à BBC Brasil.
Onde pode surgir o novo oceano
Uma rachadura gigantesca aparece na porção oriental do continente africano, passando por vários países, como Etiópia, Quênia e Uganda. Essa rachadura é o Vale do Rift, também conhecida como Grande Vale da Fenda, e é o local em que o continente pode se partir daqui a milhares de anos.
O Vale do Rift é o resultado de um processo geológico acontecendo no interior da Terra há anos, com as placas tectônicas da África Oriental e da África Central sendo puxadas para longe uma da outra pelo movimento do manto terrestre. Com o passar dos anos, isso vai criar uma divisão definitiva dentro do continente, algo que já aconteceu há milhões de anos, quando a América do Sul e a África se separaram formando o Oceano Atlântico.
Com a instabilidade tectônica da região, a falha não é a única coisa afetada, já que o Vale também é cercado por vulcões ativos.
As fissuras que estão sendo criadas ao longo de milhares de anos já causam danos reais para as pessoas que vivem na região, com a destruição de estradas, deformação de trilhos de trens e até casas chegaram a ser afetadas, segundo a CNN Brasil.