O universo está cheio de mistérios e curiosidades a serem explorados. Um exemplo é um exoplaneta (o que significa que ele não está no nosso Sistema Solar) chamado WASP-121b. Nesse planeta fora do nosso sistema, existem nuvens de metal de onde chovem pedras preciosas em forma líquida. Parece coisa de ficção científica, não é mesmo? Mas é real.
Uma característica particular desse exoplaneta é que ele tem um lado que está permanentemente na escuridão, o que é essencial para que as nuvens metálicas possam se formar. No lado iluminado de WASP-121b, que é extremamente próximo do sol, a atmosfera pode chegar a três mil graus Celsius, o que faz com metais e minerais evaporarem. Essa temperatura cai praticamente pela metade no lado escuro do planeta.
Outra característica marcante do WASP-121b são os ventos potentes, que transportam metais como ferro e titânio. “É como um filme de ficção científica”, comentou Julia Victoria Seidel, pesquisadora do ESO e autora principal do estudo, publicado na revista Nature. “A atmosfera deste planeta se comporta de uma maneira que desafia nossa compreensão sobre o funcionamento das condições adversas, não apenas na Terra, mas em todos os planetas.”
Segundo Seidel, os furacões mais tranquilos do nosso sistema parecem bastante tranquilos quando você os compara com a forma como a atmosfera de WASP-121b se comporta.
“É realmente incrível que possamos estudar detalhes como a composição química e as condições prejudiciais de um planeta a uma distância tão grande”, afirmou Bibiana Prinoth, pesquisadora da Universidade de Lund, na Suécia, e coautora da pesquisa.
WASP-121b tem características que lembram Júpiter
Esse exoplaneta é um gigante gasoso, o que faz ele ser bem parecido com um dos nossos vizinhos no Sistema Solar, Júpiter.