Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Dia mais quente de 2025 acontece nesse fim de ano e pega brasileiros de surpresa

Por Pedro Silvini
26/12/2025
Em Geral
0
Calor

(Reprodução/IStock)

O dia de Natal marcou o pico de calor de 2025 em importantes capitais brasileiras. São Paulo registrou 35,9 °C nesta quinta-feira (25), a maior temperatura do ano na capital paulista, enquanto o Rio de Janeiro chegou a 40,1 °C em Guaratiba, na zona oeste, em meio a uma onda de calor que atinge boa parte do país.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o novo recorde em São Paulo superou a máxima anterior de 35,1 °C, registrada em 6 de outubro. Já no Rio, a temperatura repetiu a marca mais alta desde 6 de outubro, conforme dados do sistema Alerta Rio.

Na capital paulista, os termômetros bateram o recorde duas vezes no mesmo dia. Às 15h, a estação meteorológica do Mirante de Santana, na Zona Norte, marcou 35,7 °C. Uma hora depois, às 16h, a temperatura subiu para 35,9 °C, consolidando o dia mais quente do ano.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a média das temperaturas registradas em todas as estações da cidade foi de 35,6 °C — a mais alta para um mês de dezembro desde 2004, início da série histórica.

No Rio de Janeiro, o sistema Alerta Rio apontou máxima de 40,1 °C na estação de Guaratiba. Apesar da intensidade, o recorde absoluto do ano na capital fluminense permanece o de 17 de fevereiro, quando os termômetros chegaram a 44 °C.

Onda de calor se espalha pelo país

O calor extremo não ficou restrito às capitais. Na terça-feira (23), o Inmet emitiu um alerta laranja para altas temperaturas em oito estados, indicando perigo à saúde. O aviso segue válido até as 18h desta sexta-feira (26) e abrange todo o Sudeste, além do norte do Paraná, leste de Santa Catarina, sul de Goiás e leste de Mato Grosso do Sul.

Posteriormente, o instituto atualizou o alerta para o nível vermelho em parte dessas regiões, com validade inicial até segunda-feira (29). Estados como São Paulo, Rio de Janeiro e trechos de Minas Gerais, Espírito Santo e Centro-Oeste permanecem sob risco de calor extremo.

Bloqueio atmosférico mantém calor intenso

Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, os últimos dias do ano têm sido marcados por um bloqueio atmosférico que dificulta a entrada de frentes frias e favorece a persistência do ar quente e seco, especialmente no Sudeste.

Com esse padrão, diversas cidades vêm registrando temperaturas pelo menos 5 °C acima da média climatológica para esta época do ano, além de madrugadas e manhãs abafadas. Mapas da Defesa Civil indicam que o calor intenso deve persistir ao menos até domingo (28).

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Praia de Iracema, em Fortaleza (Foto: Jade Queiroz/MTur)

Enquanto Salvador e Recife brigam pela segunda posição, cidade praiana é a mais rica do Nordeste

Confira!

Imagem ilustrativa: freepik

Quem testou garante: essa técnica simples acaba com a preguiça e faz você agir na hora

26/12/2025
tv hospital

Maior comunicador esportivo do Brasil é internado às pressas

26/12/2025
Praia de Iracema, em Fortaleza (Foto: Jade Queiroz/MTur)

Enquanto Salvador e Recife brigam pela segunda posição, cidade praiana é a mais rica do Nordeste

26/12/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix