Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Doença grave está ligada ao uso de celular na adolescência

Por Carolina Carvalho
29/07/2025
Em Geral
0
pré-adolescente celular

Imagem de freepik

Para a maioria dos pais, o celular acaba sendo um aliado na hora de manter as crianças quietas e conseguir realizar as suas tarefas do dia. Mas é preciso ter cuidado: o uso precoce de smartphones está ligado a piores indicados de saúde mental na vida adulta.

Publicada na Journal of Human Development and Capabilities, uma pesquisa analisou dados de quase dois milhões de pessoas em mais de 160 países. Uma das descobertas da pesquisa é que jovens adultos que ganharam o primeiro celular aos cinco anos tiveram sintomas de doenças mentais, como depressão e ansiedade, mais pronunciados em comparação com pessoas que só ganharam o aparelho depois dos 13.

De acordo com o Viva Bem – UOL, o impacto foi especialmente intenso entre mulheres. 48% das mulheres que começaram a usar o aparelho com cinco ou seis anos contaram que já tiveram pensamentos suicidas. Em comparação com as que usaram o aparelho depois dos 13, a porcentagem cai para 28%.

Os pesquisadores destacam que o estudo não comprova uma relação de causa e efeito, entre as duas coisas, mas mostrou que existe, sim, uma correlação entre o uso precoce do aparelho e o aparecimento de sintomas de doença ou de sofrimento mental.

Qual função no celular tem os piores efeitos na saúde mental de jovens e crianças?

Segundo o Viva Bem, o estudo mapeou caminhos que ligam o uso do aparelho a danos na saúde mental. O fator mais evidente é o acesso precoce às redes sociais, plataformas que estimulam autocomparação constante, busca por validação e exposição precoce, servindo de gatilho para ansiedade, sensação de inadequação e baixa autoestima.

SUS

Pacientes do SUS serão atendidos por planos de saúde a partir de agosto

O Ministério da Saúde anunciou um programa através do qual pacientes do SUS podem ser atendidos por meio de planos …
Leia mais
X

Pacientes do SUS serão atendidos por planos de saúde a partir de agosto

Leia mais
Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post
celular

Internet gratuita chega a 54 modelos de celular a partir de 31/07

Confira!

Moto

“Lei da moto” já está valendo no Brasil e quem desrespeitar vai levar multa de R$ 293,47 e perder a CNH

26/06/2026
dinheiro salario beneficio real

Novo salário mínimo de R$ 7 mil pode se tornar realidade em um estado brasileiro

26/06/2026
chatbot gpt depressao celular

Quem tem depressão deve evitar conversar com o ChatGPT, revelam os especialistas

26/06/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix