Assim que as temperaturas começam a cair, também é aquela época do ano em que todo lugar vira uma sinfonia de tosses e espirros. Os casos de gripe, resfriados e crises respiratórias aumentam consideravelmente no inferno e, como sabemos, essas doenças são bastante contagiosas. Por isso, mais do que em qualquer época do ano, é bom estar com a imunidade reforçada.
Além de ajudar você a evitar a contaminação pelos vírus de doenças respiratórias, uma boa imunidade também te ajuda a se recuperar mais rápido caso você fique doente. Apesar de gripes e resfriados serem relativamente corriqueiros, em casos mais graves, podem evoluir para condições bem mais perigosas.
Consultada pelo O Globo, a nutricionista Mariana Della Torre, de São Paulo, explicou que alguns ajustes fundamentais para manter uma boa imunidade são “ajustes na alimentação, uso de plantas medicinais e mudanças no estilo de vida”.
E na maioria dos casos você nem precisa apelar para as cápsulas de vitaminas. Você consegue todos os nutrientes que precisa mantendo uma alimentação equilibrada em vitaminas, minerais e fibras, montando um prato bem colorido com verduras, legumes e grãos, frutas. A nutricionista ainda sugere alimentos específicos que podem ajudar a melhorar a sua imunidade.
Outros hábitos de vida também são essenciais para melhorar a capacidade do seu corpo de combater infecções. Por exemplo: manter a qualidade do sono. A privação de sono pode reduzir a resposta imunológica do seu organismo. Outros exemplos são praticar atividades físicas, gerenciar o estresse e passar mais tempo ao sol, já que a vitamina D estimula as células de defesa.
Alimentos para melhorar a imunidade
- Alho;
- Cúrcuma;
- Extrato de própolis verde;
- Chá de sabugueiro;
- Alimentos ricos em quercetina;
- Alimentos alaranjados e verdes escuros;
- Frutas cítricas;
- Sementes e oleaginosas.