O mês de maio traz um prato cheio para quem gosta de observar o espaço. Graças ao cometa Halley, o mais famoso de todos, teremos uma das principais chuvas de meteoros este ano: a Eta Aquarídeos. As chuvas de meteoros são, nada mais nada menos, do que “rastros” dos cometas. Ao passarem, os cometas e asteroides deixam para trás detritos, que entram na nossa atmosfera em altíssima velocidade. “Várias vezes por ano, enquanto a Terra faz a sua viagem em torno do Sol, a sua órbita cruza a órbita de um cometa, o que significa que a Terra se choca contra um monte de detritos de cometa”, explica Nasa à CNN.
Com o atrito, eles acabam pegando fogo, deixando os rastros luminosos que vemos pelo céu. “Essa faixa brilhante não é realmente uma rocha, mas sim o ar quente e brilhante à medida que a rocha quente atravessa a atmosfera”, explica a agência. Justamente por causa disso, eles se desintegram quase completamente no espaço. Os pequenos pedaços que atingem o solo são os meteoritos.
Quando acontece a chuva de meteoros deixada pelo cometa Halley?
O fenômeno astronômico atinge sua atividade máxima na madrugada do dia 6, próxima terça-feira. Segundo a CNN Brasil, a chuva de meteoros vai poder ser observada durante a madrugada, na direção leste.
Diferente do que acontece nos eclipses solares, no caso da chuva de meteoros você pode observar o fenômeno a olho nu, sem problemas para os seus olhos. Como de costume com a observação desse tipo de fenômeno, a principal dica é procurar um lugar mais isolado, longe das luzes da cidade para observar o evento.