Sim, o mercado de trabalho é osso. Especializações técnicas e um curso superior não são a garantia de um bom emprego que foram um dia, já que existem outras habilidades que as empresas procuram em seus profissionais. Segundo a Exame, a habilidade mais cobiçada no mercado de trabalho atualmente é a capacidade de entender e gerir dinheiro.
Para a publicação, em tempos de juros altos, concorrência e margens apertadas, as empresas estão em busca de profissionais que entendam como fazer o dinheiro trabalhar a favor do negócio, não apenas de bons estrategistas ou inovadores criativos. Então fica a dica da Exame: não importa em qual área você atua, se você domina finanças corporativas, você já tem uma vantagem inquestionável.
“Dominar as finanças corporativas permite que você tome decisões com mais confiança. Avaliar dados para investimentos, estruturar o capital da empresa de maneira eficiente e planejar o futuro financeiro com segurança são habilidades essenciais para qualquer profissional de alto nível”, explica Marcelo Desterro, professor do MBA em Finanças Corporativas da Exame e da Saint Paul.
“Ao entender os princípios financeiros, você pode aumentar o ROI (retorno sobre o investimento), o que fortalece a confiança nos planos da empresa e atrai novas oportunidades”, completa o especialista.
Confira outras habilidades procuradas pelo mercado de trabalho
Marcos Henrique Antunes, coordenador do curso de Psicologia da UniSul, explicou ao Zero Hora que as empresas estão em busca de “profissionais adaptáveis, capazes de colaborar e inovar em um ambiente de rápidas mudanças”.
Outra habilidade procurada pelo mercado de trabalho é o pensamento crítico inclui a análise objetiva de informações e a capacidade de solucionar problemas. “Em um mundo demarcado pela complexidade, esta habilidade é condição crucial para uma leitura coerente da realidade, oportunizando a apreciação e o julgamento dos diferentes elementos que compõem o cotidiano organizacional, o que, por sua vez, favorece tomadas de decisões mais estratégicas e consistentes”, aponta Antunes.
Confira outras habilidades:
- Inovação;
- Inteligência Artificial;
- Aprendizagem ativa;
- Resiliência;
- Liderança.