O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para queda de temperatura em Minas Gerais nesta terça-feira (23). O aviso é válido entre 0h e 23h59 e prevê declínio de 3°C a 5°C em mais de 100 municípios do estado, principalmente nas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Sul e Sudoeste.
Segundo o órgão, o fenômeno faz parte de uma massa de ar frio que avança pelo país e também atinge outros nove estados brasileiros, entre eles São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Roraima e Acre.
A chegada da frente fria provoca instabilidade em diferentes regiões. No Sudeste, entre São Paulo e Rio de Janeiro, a previsão é de aumento da chuva e intensificação do frio ao longo da quarta-feira (24), com risco de temporais e possíveis alagamentos, principalmente no litoral norte paulista e na Costa Verde fluminense.
Nas capitais, as temperaturas também caem. No Rio de Janeiro e em São Paulo, as máximas não devem passar dos 24°C, enquanto as mínimas podem chegar a 14°C. Em Curitiba, o amanhecer será ainda mais rigoroso, com apenas 6°C, e máxima de 13°C durante a tarde.
No Sul, o destaque é para o frio intenso, com possibilidade de geada e temperaturas próximas ou abaixo de zero em áreas mais elevadas. Já no Centro-Oeste, o cenário é de contrastes, com tempo seco no norte de Goiás e alerta de temporais em outras áreas da região.
No Norte, são esperadas pancadas de chuva em estados como Amazonas, Pará, Acre e Rondônia. Em Rio Branco, a máxima prevista é de 23°C. Em Cuiabá, os termômetros devem marcar cerca de 19°C, enquanto em Fortaleza, no Nordeste, a temperatura pode chegar a 29°C.
Mais de 100 cidades mineiras sob alerta
Em Minas Gerais, o alerta do Inmet abrange municípios das regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Sul e Sudoeste. A lista inclui cidades como Uberlândia, Uberaba, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Passos, São Sebastião do Paraíso, Ituiutaba, Araxá, entre outras mais de cem localidades.
O órgão recomenda atenção especial à população, principalmente em relação a mudanças bruscas de temperatura e impactos na saúde, comuns em períodos de avanço de massas de ar frio.
Recomendações durante o frio
Com a queda nas temperaturas, especialistas reforçam algumas medidas de proteção, como manter-se hidratado, evitar banhos muito quentes para não ressecar a pele, utilizar agasalhos durante atividades físicas e manter ambientes ventilados para reduzir a circulação de doenças respiratórias.
Também é recomendado procurar atendimento médico em caso de agravamento de sintomas respiratórios, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.




