O mercado automotivo brasileiro voltou a crescer em 2025, mas nem todos os modelos acompanharam o bom momento do setor. Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostram que, enquanto algumas montadoras registraram recordes de vendas, outras viram seus carros praticamente sumirem das ruas.
Segundo levantamento do setor, alguns modelos venderam menos de 500 unidades em todo o país no acumulado do ano. O destaque negativo vai para o CAOA Chery iCar, que emplacou apenas duas unidades em 2025, tornando-se o carro menos vendido do Brasil até agora.
Logo atrás, aparece o JAC e-JS4, com três unidades comercializadas, seguido pela Chevrolet Blazer, recém-lançada, com 69 unidades — um desempenho muito abaixo das expectativas da marca.
Top 10 dos carros menos vendidos em 2025
- CAOA Chery iCar – 2 unidades
- JAC e-JS4 – 3 unidades
- Chevrolet Blazer – 69 unidades
- Kia Stonic – 85 unidades
- BYD Tan – 99 unidades
- Honda Accord – 185 unidades
- Kia Niro – 187 unidades
- Audi A3 Sedan – 415 unidades
- JAC e-JS1 – 440 unidades
O levantamento mostra que modelos elétricos e híbridos concentram boa parte dos piores desempenhos. O alto custo, a infraestrutura limitada de recarga e o aumento nos preços médios dos veículos eletrificados continuam sendo obstáculos para o consumidor brasileiro.
O BYD Tan, SUV elétrico de luxo, e os JAC e-JS1 e e-JS4 são exemplos claros dessa tendência. Juntos, não somam sequer 550 unidades vendidas em 2025.
Modelos premium e SUVs em baixa
Mesmo marcas tradicionais também enfrentaram dificuldades. O Honda Accord, sedã híbrido de luxo, e o Kia Niro, também híbrido, tiveram menos de 200 unidades vendidas no período. Já o Audi A3 Sedan, que já foi símbolo de status entre os modelos premium, registrou 415 emplacamentos, reflexo direto do preço inicial de R$ 324.990 e da crescente concorrência no segmento.
Apesar de alguns sucessos pontuais, a produção total de veículos teve em março de 2025 o pior desempenho em três anos:
- Foram 190 mil unidades produzidas no mês, contra 217,4 mil em fevereiro — uma queda de 12,6%.
- Entre automóveis e comerciais leves, foram 175.407 veículos, enquanto os caminhões somaram 11.720 e os ônibus, 2.881.
Segundo o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, a retração se deve a ajustes de estoque e menos dias úteis devido ao Carnaval.
Mesmo com a queda pontual, o trimestre manteve alta de 8,3% em relação ao mesmo período de 2024, com 582,9 mil veículos produzidos.




