Atire a primeira pedra quem nunca se irritou com as ligações de telemarketing. Uma boa opção para quem quer se livrar dessas chamadas indesejadas é a plataforma do governo Não Me Perturbe, disponível no endereço www.naomeperturbe.com.br. Essa plataforma é uma lista nacional em que consumidores que não querer receber ligações de telemarketing ativo podem se cadastrar.
“A plataforma é uma iniciativa de autorregulação das operadoras do setor para melhorar a relação com os consumidores e tem dado resultado, com quedas nas reclamações de usuários de telecom”, explica o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, segundo o tiinside.
Em até 30 dias depois de pedir o cadastro, você não vai mais receber ligações oferecendo:
- serviços de telefonia fixa, telefonia móvel, banda larga e TV por assinatura das prestadoras participantes: Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo; e
- empréstimo consignado e cartão de crédito consignado, das instituições financeiras participantes: Agibank, BMG, BRB, BV, Banco Alfa, Banco C6 Consignado, Banco Master, Banco do Brasil, Bancoob, Banpará, Banrisul, Bradesco, Bradesco Financiamentos, CCB Brasil, CCB Brasil Financeira, Caixa, Cetelem, Daycoval, Digio, Facta Financeira, Financeira Alfa, Inter, Itaú Consignado, Itaú-Unibanco, Mercantil do Brasil, Mercantil do Brasil Financeira, PAN, Paraná Banco, Safra, Santander / Olé, Sicredi, Zema Financeira
Como se inscrever no Não Me Perturbe?
Você precisa entrar no site e clicar em “Quero me Cadastrar”. O cadastro vai solicitar informações como nome completo, CPF e o número de telefone que você quer bloquear. Depois, é só selecionar de quais empresas você não quer mais receber ligações de telemarketing.
A plataforma fechou o ano de 2024 com mais de 12,5 milhões de cadastros.