Nesta quinta-feira (06/02), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre uma onda de calor que vai passar pelo leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina nos próximos dias. No entanto, praticamente todo o território gaúcho está sendo atingido pelas altas temperaturas e, segundo o órgão, o alerta está vigente entre os dias 5 a 10 de fevereiro.
Segundo o Inmet, os próximos cinco dias terão temperaturas 5ºC acima da média e o alerta serve para que as pessoas se atentem sobre a exposição, “com riscos para a integridade física ou mesmo à vida”. No próximo sábado (08), a partir das 11h começará o pico mais forte de calor, que vai se estender até segunda-feira (10), com fim às 16h, mas tem chances de durar até quinta-feira (13).
Mais detalhes sobre a onda de calor no Rio Grande do Sul
De acordo com o Inmet, o alerta é para todo o estado, mas existem algumas regiões que se destacam entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sendo: Grande Florianópolis, Região Metropolitana de Porto Alegre, sul catarinense, sudeste rio-grandense, Vale do Itajaí, nordeste rio-grandense e o norte catarinense.
O que explica esse calor acima da média é o uma massa de ar quente que está sobre a Argentina, favorecendo a elevação das temperaturas no RS, explica o Climatempo. Para se ter uma noção, até sexta-feira (7), temperaturas poderão ser superiores a 40°C em algumas regiões gaúchas. Essa é a segunda onda de calor de 2025. Apesar dessas altas temperaturas, essa é a segunda onda, pois a primeira ocorreu entre os dias 15 e 19 de janeiro.