Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Estes são os 5 alimentos que mais AUMENTARAM o preço nos últimos 12 meses

Por Carolina Carvalho
27/01/2025
Em Geral
0
almoço alimentos comida

Imagem de LuckyLife11 por Pixabay

No último ano, o aumento do preço dos alimentos foi uma preocupação dos brasileiros. Inclusive, na última sexta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião com ministros da área para debater possíveis formas de ajudar o preço dos alimentos a diminuir. Segundo especialistas ouvidos pelo g1, um dos fatores que explica o aumento dos preços foi o calor extremo e a seca do último ano.

1. Laranja

O valor da laranja-pera subiu 48,3% este ano. No caso da laranja-lima, o aumento foi ainda mais escandaloso: 91%. Além do calor e a seca, uma doença chamada greening, que afeta pomares principalmente na região de Minas Gerais e São Paulo, explica a produção menor e, consequentemente, o aumento do preço da fruta.

2. Café

Geadas e ondas de calor já tinham atrapalhado safras de café em anos anteriores e a situação foi ainda pior em 2024. Além disso, a crise de produção do café do Vietnã aumentou a demanda internacional pelo grão – do qual o Brasil é o maior exportador. De acordo com os especialistas, o preço do nosso cafezinho deve continuar alto até 2026.

3. Carne

A carne aumentou 20,8% em 2024, a maior alta desde 2019 e sem expectativa de queda. Cortes populares como acém, contrafilé e patinho foram alguns dos que mais aumentaram nos últimos 12 meses. Entre os motivos que explicam esse aumento, temos o ciclo pecuário – a oferta de bois diminui de tempos em tempos -, a seca e as queimadas que atrapalham a formação dos pastos, o aumento da exportação e a valorização do salário mínimo do brasileiro.

4. Leite

A pecuária leiteira também foi atingida por eventos climáticos, como a seca, o calor, queimadas e enchentes. Com uma produção menor, mas a demanda ainda grande, o leite longa vida teve uma alta de 18,8% no último ano.

5. Arroz

O arroz teve um aumento de 8,24% nos últimos 12 meses, algo que vem acontecendo pelo mundo todo. Esse aumento é explicado por mudanças climáticas e uma alta do dólar.

Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post
© Marcelo Camargo/Divulgação

Esta foi uma das poucas coisas que ficaram mais baratas em janeiro

Confira!

mercedes carro elétrico

Novo carro elétrico da Mercedes deverá rodar mais de 10 mil km sem precisar recarregar

13/12/2025
Foto ilustrativa: Anna Shvets/Pexels

Esse é o nutriente que falta no cérebro de pessoas com muita ansiedade

13/12/2025
Imagem ilustrativa: Andres7/Pixabay

Trem-bala de R$ 60 bilhões será construído no Brasil; saiba quem está por trás do investimento

13/12/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix