Na última quarta-feira (29), a Azure, plataforma de serviços em nuvem da Microsoft, sofreu com uma falha que causou instabilidades em vários serviços a nível mundial. Foram afetadas ferramentas como o Outlook, o Teams e até sistemas de bancos, companhias aéreas e redes de varejo.
Falha em sistema da Microsoft
De acordo com o iG Tecnologia, a pane começou por volta das 13h, no horário de Brasília. O pico de reclamações, segundo o Downdetector, passou das 18 mil reclamações pelo mundo. A Microsoft confirmou os problemas técnicos e, em comunicado oficial da página do Azure, afirmou que a falha foi causada por uma “alteração de configuração inadvertida”, mais especificamente no Azure Front Door, sistema que faz o “roteamento e entrega de dados entre as redes do sistema”, explica o Olhar Digital.
Essa alteração criou um estado inconsciente em parte dos servidores, consequentemente, sobrecarregando os que ainda estavam funcionando. Com isso, a empresa decidiu suspender temporariamente a mudança nas configurações que provocou a falha, voltando para uma versão anterior e estável do sistema da Azure.
Segundo o site Convergência Digital, a falha levou cerca de oito horas para ser solucionada. O serviço foi restaurado, mas a Microsoft alertou que alguns usuários ainda poderiam enfrentar problemas com lentidão e instabilidade.
Essa pane da Microsoft acontece poucos dias depois de um problema semelhante com a AWS, da Amazon, que também causou instabilidade em aplicativos e sites a nível global, deixando sites e apps como o Mercado Livre, Canva, o jogo Fortnite e o aplicativo Duolingo. Em comunicado oficial, a empresa informou que a falha foi causada por um erro de resolução em um data center na Virgínia do Norte, nos Estados Unidos.




