A marca de roupas japonesa UniqLo, que conta com lojas espalhadas por diversos países, vinha sondando o mercado brasileiro, mas, segundo a coluna de Lauro Jardim, do O Globo, a empresa desistiu de se instalar por aqui. O motivo? O sistema tributário brasileiro ser “muito complicado”.
De acordo com a CLM Controller, o sistema tributário brasileiro é “notoriamente complexo, com mais de 60 tributos diferentes, incluindo impostos, contribuições e taxas. Além disso, há diferentes níveis de cobrança, com regulamentações distintas em níveis federal, estadual e municipal”. Com essa complexidade, as empresas precisam de um alto nível de expertise contábil e jurídica, resultando em custos adicionais.
Não é a primeira vez que uma marca de roupas desiste do mercado nacional por causa dos impostos. Em 2019, a marca de luxo Versace e a casual Ralph Lauren fecharam suas lojas em São Paulo (SP). Segundo matéria da Suno, as marcas alegaram como causa “os altos tributos e a crise econômica”.
UniqLo
A UniqLo começou com uma loja pequena em Horishima, no Japão, em 1984. Inicialmente chamada de Unique Clothing Wearhouse, a marca ganhou popularidade e abriu sua primeira loja na capital Tóquio em 1998. A partir de 2000, ela começou sua expansão internacional, abrindo lojas em Nova York, Londres e Xangai.
Conhecida por suas roupas básicas com uma faixa de preço mediano, a UniqLo se tornou uma das maiores varejistas do mundo. Segundo a Forbes, atualmente, a marca japonesa conta com cerca de 2 mil lojas espalhadas por 21 países e 827 apenas no Japão. Em 2018, a receita internacional da marca superou a receita nacional pela primeira vez.




