Recentemente, uma missão da NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, capturou imagens fascinantes de um “arco-íris espacial”. A agência conta com quatro satélites, usados para estudar e fotografar a atmosfera solar e a forma como ela flui para o espaço.
A expedição, batizada de “Punch” (sigla em inglês de Polarímetro para Unificar a Coroa e a Heliosfera), acompanha a forma como a luz viaja pelo espaço e foi projetada para medir essa atmosfera solar e o vento. A imagem abaixo foi feita em abril e uniu uma sequência de séries. De acordo com a NASA, a imagem é colorida “para mostrar a polarização [ou ângulo] da luz zodiacal, um brilho tênue da poeira que orbita o sol”, repercute a Folha de São Paulo.
A Punch é uma “constelação de quatro pequenos satélites em órbita baixa da Terra, que farão observações globais em 3D de toda a heliosfera interna para aprender como a coroa solar se torna o vento solar”, segundo a agência espacial.

O “arco-íris no espaço”
A imagem não é um arco-íris de fato, afinal não existem gotículas de água no espaço que permitam a aparição do fenômeno. As cores são diferentes comprimentos de onda da luz, não um arco-íris como os que vemos aqui na Terra.
“Essas imagens coloridas ajudam os cientistas a analisar a polarização da luz, ou seja, a direção para onde ela se espalha depois de bater em partículas. Com isso, os satélites conseguem estudar o Sol em três dimensões e entender melhor como o vento solar se forma e se comporta no espaço”, explica o Olhar Digital.