Ver duas pessoas passando em cima de uma moto é uma visão corriqueira na maioria dos dias (exceto quando você está passando em uma rua escura, aí ela se torna uma visão de terror), mas agora esse ato simples está proibido em parte do Peru. Em um decreto publicado este ano, o governo peruano proibiu a presença de um passageiro na garupa de motocicletas nas cidades de Lima e Callao. O decreto estabelece sanções severas para quem descumprir a regra, incluindo multas elevadas, perda de pontos na habilitação e restrição a benefícios administrativos.
A multa para quem desrespeita a regra é de 660 soles peruanos (cerca de R$ 1.004 na cotação atual) e 1.320 soles (R$ 2.008) em caso de reincidência.
A lei proíbe, especificamente, dois adultos de circularem juntos, não abrindo exceções nem mesmo para familiares ou cônjuges, de acordo com o especialista legal do Ministério de Transportes e Comunicações (MTC), Rafael Rivera, à TV Peru.
E qual é o objetivo por trás dessa medida? Bem, quando estamos em uma rua escura ou vazia, e vemos uma moto com duas pessoas em cima, normalmente nós pensamos no risco de assalto, não é mesmo? Pois é, e o governo peruano pensa o mesmo.
Por que o governo do Peru proibiu que duas pessoas dividam uma moto nessas cidades?
De acordo com o site UOL, o objetivo da regra é tentar “conter os assaltos em zonas declaradas em estado de emergência”, reduzindo o uso de motocicletas em delitos, incluindo extorsões e assassinatos por encomenda além de roubos. A vigência da proibição continua enquanto o estado de emergência durar no país.




