Na segunda-feira (27/01), o Google informou através das redes sociais que vai alterar o nome do Golfo do México para “Golfo da América” em sua plataforma Google Maps, assim que o governo norte-americano adotar o novo nome nos órgãos oficiais. Esse mudança se deve a uma das propostas do atual presidente Donald Trump, que assinou uma ordem executiva na semana passada, alegando ser a mudança de nome honra “a grandeza americana”.
“Está no interesse nacional promover o extraordinário patrimônio de nossa nação e garantir que as futuras gerações de cidadãos americanos celebrem o legado de nossos heróis americanos”, diz a ordem executiva assinada por Trump.
Google explica o motivo da alteração
Em nota, a empresa disse: “Recebemos algumas perguntas sobre nomenclatura no Google Maps”, explicou na sua conta News From Google na rede social X. “Temos uma prática antiga de aplicar mudanças de nome quando elas são atualizadas em fontes oficiais do governo. Para unidades geográficas nos EUA, é quando o Sistema de Informação de Nomes Geográficos (GNIS) é atualizado.”
Além disso, completou dizendo que: “Também é uma prática antiga: quando os nomes oficiais variam entre os países, os usuários do Maps veem seus nomes locais oficiais. Todos no resto do mundo veem os dois nomes. Isso se aplica aqui também.”
O que é o Golfo do México?
Cercado por terras da América do Norte e da América Central, é o maior golfo do mundo e chama a atenção por ser rico em petróleo. Além dos EUA, o golfo banha o México e Cuba. Na ordem de Trump, alterar o nome do Golfo é justificar que a região é rucial para o comércio nos Estados Unidos.
Em resposta a essa ação, a presidente do México, Claudia Scheinbaum disse: “Vale só para seu território continental. Para nós e para o resto do mundo inteiro segue sendo o Golfo do México”.