Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Governo anuncia redução de taxa para quem comprar carro usado em 2026

Por Pedro Silvini
05/01/2026
Em Geral
0
carro

(Reprodução/IStock)

O governo federal vai reduzir custos e simplificar a transferência de carros usados a partir de 2026, em uma nova rodada de medidas voltadas à desburocratização do trânsito.

A iniciativa, que será anunciada oficialmente nos próximos meses, acompanha o pacote já divulgado para baratear a CNH, que passou a permitir aulas práticas reduzidas, curso teórico gratuito e novo modelo de exame sem obrigatoriedade de autoescola.

Segundo informações do jornal O Globo, o objetivo é concentrar todo o processo — da vistoria ao pagamento entre comprador e vendedor — dentro do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), reduzindo taxas, filas e riscos de golpes.

O plano prevê o fim da necessidade de deslocamento ao Detran ou a cartórios para etapas como vistoria ou reconhecimento de firma no DUT. A CDT vai incorporar um sistema de autovistoria, inspirado no modelo já utilizado por seguradoras, no qual o próprio dono do veículo tira e envia fotos pelo aplicativo.

Com isso, além da redução de taxas estaduais, o governo pretende eliminar intermediários, agilizar o procedimento e minimizar fraudes comuns na compra e venda de carros usados.

Pagamento integrado deve evitar golpes

Outro ponto central é a possibilidade de realizar o pagamento diretamente dentro da plataforma, permitindo que o sistema valide a operação e registre a transferência integralmente no ambiente digital.

A Senatran afirma que o modelo é seguro e deve diminuir fraudes envolvendo falsos compradores e vendedores.

Durante o lançamento da nova CNH, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que o governo também quer reduzir os custos para motociclistas, especialmente trabalhadores de entrega.

“Uma coisa que a gente quer fazer é baratear o financiamento de uma moto para que os entregadores tenham o direito de ter uma moto, de preferência elétrica”, afirmou Lula. Segundo ele, o estudo envolve o vice-presidente Geraldo Alckmin e a Casa Civil. “Esse é o nosso próximo compromisso.”

CNH mais barata já está em vigor

As mudanças na habilitação, aprovadas pelo Contran, fazem parte do esforço para reduzir custos — que podem chegar a R$ 5 mil — e atrair os 30 milhões de brasileiros que têm idade para obter a CNH, mas não iniciaram o processo.

O que mudou:

  • Fim da obrigatoriedade de autoescola;
  • Carga mínima prática caiu de 20 para 2 horas;
  • Curso teórico gratuito e online;
  • Reteste gratuito para quem reprovar na primeira prova;
  • Fim do prazo de 12 meses para concluir o processo.

O secretário nacional de Trânsito estima que mais de 20 milhões de brasileiros dirigem hoje sem habilitação, quadro que o governo pretende reduzir com processos mais simples e baratos.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
anvisa

Anvisa libera substância aguardada há anos que regenera lesões

Confira!

Leilão Carro

Veja como parcelar o IPVA do seu carro em até 12x no cartão

10/01/2026
inss

Aposentados terão que ter esse documento em mãos para continuar recebendo salário do INSS

10/01/2026
Imagem ilustrativa de Kanenori por Pixabay

Muralha gigante será erguida na cidade mais luxuosa do Brasil para impedir que o mar avance sobre as casas

10/01/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix