Nesta quarta-feira (12), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) publicou uma lista com mais de 1,5 mil registros de motoristas do estado que estão proibidos temporariamente de dirigir. A divulgação foi feita através da Instrução nº 1.505, de 7 de novembro de 2025.
Segundo o Metrópoles, a lista de registros suspensos inclui pessoas que perderam o direito de dirigir por dois meses até pessoas suspensas do volante por dois anos. Entre as infrações listadas, alguns exemplos são pilotar motocicleta sem capacete ou com criança menor de 10 anos, dirigir sob influência de álcool ou drogas e realizar ultrapassagens perigosas.
De acordo com o Detran-DF, a lista só foi divulgada depois dos motoristas listados esgotarem todos os meios de defesa na esfera administrativa. Todos os motoristas com acúmulo de infrações foram procurados pelo Detran através de correspondência.
Em nota, o Detran informa que, se o condutor que está com o direito de dirigir suspenso for flagrado conduzindo, ele vai receber uma multa de R$ 880,41 e também responder ao processo de cassação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). “Nesse caso, só poderá dirigir após dois anos, além de ser obrigatória a realização de todo o processo de habilitação novamente”, informou o departamento.
Em quais casos eu posso perder de vez a minha CNH?
Segundo o Jusbrasil, você pode ter a sua CNH cassada (o que significa que você precisa passar pelo processo todo de novo para conseguir a sua carteira) em três situações:
- dirigir com a habilitação suspensa;
- reincidência em multas gravíssimas; e
- em caso de crimes de trânsito.




