No final de junho, o Governo do Chile apresentou à Câmara dos Deputados um projeto de lei criando um novo auxílio para famílias do país. O chamado “Bônus extraordinário de apoio às crianças”, um benefício que faria um pagamento único de 30 mil pesos chilenos (cerca de R$ 165 na cotação atual) para crianças de até 13 anos que cumprissem os requisitos previstos no projeto.
Como explica o Meganotícias, a proposta é bem simples: fornecer um apoio econômico para famílias em situação de vulnerabilidade social diante do aumento dos custos de vida no país. Mas o benefício ainda não é garantido: o projeto em questão ainda precisa ser discutido e aprovado pelo Congresso chileno.
Quem teria direito ao Bônus extraordinário?
O primeiro critério, como já mencionamos, é a idade. O beneficiário deve ter até 13 anos de idade até o dia 1º de junho. O outro critério é socioeconômico: a criança precisa estar entre os 80% das famílias mais vulneráveis do país, de acordo com o Registro Social de Famílias (RSH na sigla em espanhol).
O pagamento será feito ao beneficiário apropriado em cada caso:
- A pessoa que recebe o Subsídio Familiar (SUF) para o menor;
- Qualquer pessoa que receba o subsídio de família ou de maternidade;
- Qualquer pessoa que receba o Subsídio por Incapacidade;
- Quem receber as transferências do subsistema de Valores Mobiliários e Oportunidades.
Se a criança não estiver vinculada a nenhum desses benefícios, o bônus será recebido apenas pelo chefe da família. Lembrando que cada criança tem direito a apenas um Bônus extraordinário, de acordo com o texto em análise no Congresso.








