Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Há 122 anos, atleta olímpico recebeu 2 doses de uma substância mortal durante a prova e acabou conquistando a medalha de ouro

Por Carolina Carvalho
21/08/2026
Em Geral
0
thomas hicks

Imagem: reprodução

Imagine que você é um atleta olímpico e que, antes de uma das provas, você consome duas doses de estricnina (sim, veneno de rato). Se eu te perguntasse como a história acaba, você provavelmente diria que em morte, não é mesmo? Mas no caso de Thomas Hicks essa decisão (bem mais do que) questionável terminou com a conquista de uma medalha de ouro. Continue lendo que nós vamos te contar essa história, que é uma das mais estranhas da história dos Jogos Olímpicos.

Recomendado para você

  • INSS vai recolher aposentadorias de idosos que não movimentarem a conta bancária em até 60 dias
  • inssAposentado que decidir morar fora do Brasil pode receber “presente” do INSS diretamente do exterior
  • A partir de 28 de agosto, bancos terão 24 horas para bloquear várias contas no Brasil; veja quem será afetado
  • copa do mundoJogador que agarrou adversário pelo pescoço na Copa do Mundo ficará dez partidas sem defender sua seleção

Como atleta tomou veneno e venceu prova mesmo assim?

O ano era 1904. O evento era a maratona olímpica de Saint Louis, nos Estados Unidos, em 1904. O cliam era úmido e de calor e o percurso da maratona contava com oito morros em uma pista de terra batida e com apenas uma estação para hidratação ao longo de 42 quilômetros. Entre 32 competidores, 18 acabaram desistindo no meio do caminho com um quase morrendo devido a uma hemorragia no esôfago por causa da poeira levantada pelos carros que acompanhavam os atletas.

Recomendado para você

  • nilo ocidental virus europa mosquitoDoença rara transmitida por mosquitos se espalha rapidamente por 12 países e coloca autoridades de saúde em alerta
  • bananaNem geladeira, nem fruteira: essa é a maneira certa de guardar bananas para não ficarem marrons
  • Febre no mundo inteiro, óculos inteligentes que gravam vídeos podem ser proibidos em vários tipos de estabelecimento
  • Lua CheiaChina prepara missão inédita na Lua para buscar recurso que pode virar água, oxigênio e combustível

O primeiro a completar a maratona, o nova-iorquino Fred Lorz, foi desclassificado depois que descobriram que ele tinha pegado uma carona com o treinador depois do 14º quilômetro.

Assim, o ouro ficou com Thomas Hicks, que usou um método bem questionável para chegar à linha de chegada. Durante o caminho, ele recebeu duas doses de estricnina, que, somadas, eram inferiores a um grama. A substância é mais conhecida por ser usada como veneno de rato, mas, em humanos, ela atua como um poderoso estimulante do sistema nervoso central (mas, em excesso, ela ainda pode te matar).

Junto com a substância, Hicks tomou clara de ovos crus e brandy, uma bebida alcoólica forte. Mesmo assim, ele não foi desclassificado e saiu com uma medalha de ouro da competição.

ASTROLOGIA título=3 signos vão entrar em uma maré de sorte e riqueza a partir desta sexta-feira (21/08)

Chega de dias de luta, porque parece que os dias de glória estão vindo por aí. A partir da próxima …
Leia mais
X

Leia mais
Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Confira!

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

INSS vai recolher aposentadorias de idosos que não movimentarem a conta bancária em até 60 dias

22/08/2026
inss

Aposentado que decidir morar fora do Brasil pode receber “presente” do INSS diretamente do exterior

22/08/2026
Imagem ilustrativa: tonodiaz/Freepik

A partir de 28 de agosto, bancos terão 24 horas para bloquear várias contas no Brasil; veja quem será afetado

22/08/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix