A cozinha de muitos brasileiros, principalmente dos que moram em áreas rurais, conta com o fogão à lenha. Mas muita gente não tem nem noção dos prejuízos que esse fogão pode trazer para a sua saúde. Como explica o Minha Vida, a presença desse item na cozinha pode causar a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que pode prejudicar a sua capacidade respiratória.
O pneumologista Ricardo Amorim Correa, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), explicou ao site que 20% dos pacientes com essa doença sofreram lesões pulmonares por causa desse fogão. Crianças e mulheres são os mais vulneráveis ao problema.
Confira os principais sintomas da doença:
- Falta de ar;
- Tosse crônica com catarro;
- Chiado no peito;
- Cansaço excessivo;
- Sensação de aperto no peito.
A queima da lenha libera partículas e gases tóxicos. Quando inalados com frequência, eles podem inflamar os pulmões e acabar comprometendo as vias respiratórias ao longo de anos. A SBPT está promovendo uma campanha chamada “A vida está no ar”, com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos dessa doença e de outros problemas respiratórios crônicos.
Exposição constante ao fogão à lenha pode causar doenças
O médico Ricardo Amorim explica que isso não precisa ser uma preocupação tão grande para quem usa o fogão à lenha de vez em quando. “O problema são as pessoas que vivem da queima de lenha para sobreviver. Não só para cozinhar, mas para aquecer o ambiente ou aquecer a água”, alerta o especialista. O problema é ainda maior para pessoas que têm o fogão à lenha em ambientes sem ventilação.