Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Home Office vai acabar? Trabalho remoto pode chegar ao fim em 2025

Por Carolina Carvalho
22/01/2025
Em Geral
0
home office

Imagem de freepik

A modalidade de trabalho Home Office (“Escritório em casa”) já vinha crescendo nos últimos anos, mas ela se tornou a única saída para muitas empresas durante a pandemia de Covid-19. Porém, o trabalho remoto vem sendo abandonado por várias empresas…

Em 2021, segundo estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV), 57,5% das empresas no Brasil estavam em home office de forma parcial ou total. Em outubro de 2022, esse percentual tinha caído para 32,7%, de acordo com matéria do g1. Ainda segundo a FGV, o percentual de trabalhadores com um dia em home office era de 55,5% em 2021 e caiu para 34,1% em 2022.

De acordo com uma matéria da Forbes, os modelos de trabalho flexíveis podem estar com os dias contados. A CEO e fundadora da startup Remota, Sylvia Hartmann, afirmou para a Forbes que a maioria das empresas vai reduzir a prática home office a algo esporádico. “Um dia por semana em casa ou concessões limitadas pelos gestores”, explicou a CEO.

Empresas como AT&T, Amazon e JPMorgan começaram a exigir que seus funcionários voltem para o escritório cinco dias por semana (nada de modalidade híbrida). Especialistas acreditam que essas empresas devem ser as primeiras e que muitas outras devem aderir a esse movimento.

Um relatório da plataforma Gupy revela que o número de vagas presenciais ofertadas passou de 55,4 mil em abril de 2023, a 87,1 mil no mesmo mês de 2024.

Por que empresas estão largando o home office?

Empresários como JPMorgan, da Amazon, e o bilionário Elon Musk defendem que o trabalho remoto impede a colaboração e a inovação. “Quando queremos realmente inovar em produtos interessantes, eu ainda não vi a capacidade de fazer isso sem estarmos presencialmente”, declarou o CEO da AWS e um dos líderes da Amazon, Matt Garman.

Ao mesmo tempo, uma pesquisa da FIA Business School e da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo afirma que a qualidade e produtividade no home office foi igual ou superior ao trabalho presencial para 88% e 91% dos entrevistados.

Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post
trump

Trump é processado já no 1º dia do novo mandato

Confira!

Imagem ilustrativa: Freepik

Para a psicologia, essa é a melhor etapa da vida

16/09/2025
cidade

A cidade mais velha do Brasil tem 493 anos e fica em São Paulo

16/09/2025
Imagem ilustrativa: freepik

O que acontece com o seu corpo se você começar a correr 1,6 km por dia?

16/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix