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INSS prepara PIX extra para brasileiros – veja quem recebe

Por Pedro Silvini
24/04/2025
Em Geral
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Coletiva de Impresa

Coletiva de Impresa da Operação Sem Desconto (Reprodução/Antonio Cruz/Agência Brasil)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode ter que devolver bilhões de reais a aposentados e pensionistas. Os valores foram descontados de maneira suspeita entre 2019 e 2024 por meio da chamada mensalidade associativa, cobrança feita por entidades que ofereciam serviços como planos de saúde e assistência odontológica. Uma operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União revelou um suposto esquema de fraudes envolvendo mais de R$ 6 bilhões.

Mensalidade associativa é uma contribuição que aposentados e pensionistas pagam para fazer parte de sindicatos ou associações. Em tese, esses descontos só deveriam ocorrer com a autorização dos beneficiários. Mas, segundo as investigações da Operação Sem Desconto, milhares de pessoas tiveram valores deduzidos sem consentimento.

De acordo com a CGU, cerca de 3 milhões de beneficiários têm hoje algum desconto do tipo no contracheque. Só no ano passado, os descontos somaram R$ 2,8 bilhões.

Operação suspendeu todos os convênios

Após o escândalo, o INSS suspendeu todos os acordos com organizações da sociedade civil que estavam autorizadas a cobrar mensalidades. A medida vai valer até que a apuração seja concluída e o governo saiba exatamente quem autorizou – ou não – os descontos.

Enquanto isso, o Ministério da Previdência promete revisar todo o sistema para evitar novos abusos.

Quem pode receber o valor de volta?

O governo ainda não definiu um calendário ou formato de pagamento, mas os ministros da Justiça, da Previdência Social e da CGU confirmaram que os valores descontados de forma indevida deverão ser restituídos, caso seja comprovado o erro. A devolução, no entanto, será feita caso a caso, após apuração judicial.

A Justiça já bloqueou mais de R$ 1 bilhão em bens e dinheiro das entidades investigadas, que podem ser usados para ressarcir os beneficiários prejudicados.

Como saber se você foi afetado?

Aposentados e pensionistas devem verificar o extrato de pagamento no aplicativo ou site Meu INSS. Se houver um desconto que você não reconhece, é possível solicitar a exclusão da cobrança e até o estorno dos valores.

O pedido pode ser feito:

  • Pelo app ou site do Meu INSS
  • Pela central telefônica 135
  • Ou por e-mail: [email protected]

No contracheque do INSS, também é possível identificar a entidade responsável pela cobrança. Se for o caso, o beneficiário pode contatá-la diretamente para resolver a situação.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

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