Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

INSS surpreende e antecipa o pagamento para idosos em junho

Por Pedro Silvini
06/06/2025
Em Geral
0
Dinheiro

(Reprodução/Gilson Abreu/Agência Senado)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou, no fim de maio, a antecipação dos pagamentos para aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em seus benefícios. A medida, que começou no dia 26 de maio, faz parte de um esforço para devolver valores descontados sem autorização de forma mais rápida e eficiente.

Segundo o próprio INSS, R$ 292 milhões estão sendo devolvidos a segurados que sofreram descontos não reconhecidos, principalmente de entidades associativas. Os valores estão sendo creditados junto ao pagamento regular de benefícios e os depósitos seguem até sexta-feira, 6 de junho.

A antecipação dos pagamentos e o reforço nos atendimentos presenciais sinalizam um esforço do INSS para corrigir falhas e garantir justiça aos beneficiários. Além da devolução dos valores, o órgão também investiga a origem dos descontos e reforça medidas de segurança no sistema de benefícios.

Correios oferecem atendimento presencial para facilitar acesso

Mais de 300 mil beneficiários já procuraram agências dos Correios em busca de esclarecimentos e suporte sobre os descontos indevidos. O serviço é voltado especialmente para quem tem dificuldades com canais digitais, como o aplicativo “Meu INSS” ou a central telefônica 135.

Atualmente, mais de 5 mil agências dos Correios em todo o Brasil estão habilitadas para oferecer esse atendimento, inclusive 30 unidades no Distrito Federal. Nos pontos de atendimento é possível:

  • Verificar se houve descontos no benefício;
  • Consultar o andamento de uma contestação;
  • Conferir documentos enviados por associações;
  • Obter informações sobre os valores a serem devolvidos.

Em nota oficial, os Correios ressaltaram que o foco do atendimento é para casos de descontos associativos — cobranças de mensalidades de entidades ou sindicatos que muitos aposentados afirmam não ter autorizado. Já as questões relacionadas a empréstimos consignados devem ser tratadas diretamente com o INSS.

O reforço no atendimento presencial atende a uma crescente demanda de idosos que não conseguiram resolver a situação pelos meios digitais. O volume de queixas aumentou após denúncias de descontos indevidos provocados por autorizações simuladas, possivelmente com uso de tecnologia automatizada, como URA Digital e robocalls.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post

Alunos agora vão avaliar e podem até demitir professores no Brasil

Confira!

Imagem de Jill Wellington por Pixabay

Cidade do Sudeste do Brasil é eleita a “Capital do Vinho”

14/09/2025
dentes

Remédio desenvolvido no Japão promete reviver dentes que estão apodrecendo

14/09/2025
Imagem: Reprodução/Redes sociais

Donald Trump detona famoso ator de Hollywood

14/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix