Você é aquela corujinha que está sempre acordada de madrugada, quando todos os outros habitantes da casa já estão no sétimo sono? Mas você sabia que ir dormir depois de 1h da manhã com frequência pode ter consequências bastante negativas para o seu corpo e a sua saúde? Continue lendo que a gente te explica direitinho.
O seu corpo funciona em ciclos biológicos, os ritmos circadianos. É basicamente o seu “relógio biológico”, que dita o momento em que o seu corpo precisa repousar e quando ele precisa estar ativo. O principal indicativo desses ciclos é a luz natural do dia. Dormir de madrugada com frequência prejudica esse ciclo.
Dormir de madrugada pode prejudicar sua saúde física, mental e intelectual
Mesmo que você durma até mais tarde para “compensar” a demora para ir para a cama, esse sono não terá a mesma qualidade do que se você seguisse o seu ciclo circadiano. Com isso, você pode sofrer com privação crônica de descanso, problema associado ao aumento do risco de doenças como diabetes e hipertensão e à diminuição da sua imunidade.
Além de afetar a sua saúde física, o seu bem-estar mental também pode ser afetado pela falta de sono nos horários adequados. O sono de má qualidade prejudica a produção de neurotransmissores e hormônios, como a serotonina e o cortisol, que ajudam a regular o seu humor. De acordo com o portal Terra, pessoas que dormem tarde com frequência normalmente relatam níveis mais altos de estresse e até de ansiedade e depressão.
Por fim, o sono tardio também pode atrapalhar o desempenho cognitivo, afetando sua memória, capacidade de concentração e de tomar decisões.



