Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Lei dos EUA pode fazer brasileiros serem expulsos da Copa do Mundo de 2026

Por Pedro Silvini
15/06/2026
Em Geral
0
Fifa Copa do Mundo Brasil

(Reprodução/Magnific)

A realização da Copa do Mundo de 2026 nos Estados Unidos acendeu um alerta para brasileiros e outros estrangeiros que pretendem trabalhar durante o torneio utilizando visto de turista. Autoridades americanas reforçaram que a legislação do país proíbe o exercício de atividades consideradas profissionais por visitantes que ingressam com esse tipo de autorização, o que pode resultar em cancelamento do visto e até deportação.

O aviso foi divulgado pela Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP, na sigla em inglês) e pelo Departamento de Segurança Interna (DHS), em meio à expectativa pela chegada de milhares de influenciadores digitais e criadores de conteúdo ao país durante a competição.

Segundo as autoridades americanas, pessoas que entram nos Estados Unidos com visto de turista B-2 podem viajar para fins de lazer, férias, visitas familiares ou tratamentos médicos, mas não estão autorizadas a desempenhar atividades profissionais ou obter renda relacionada a trabalhos realizados em território americano.

Isso inclui a produção de conteúdos para plataformas como YouTube, TikTok, Instagram e Facebook quando há intenção de obter ganhos financeiros por meio de publicidade, patrocínios ou outras formas de monetização.

Em nota enviada ao jornal espanhol El País, a CBP e o DHS afirmaram que a criação de conteúdo com finalidade lucrativa é considerada trabalho e, por isso, exige um visto apropriado.

As autoridades destacaram ainda que visitantes que recebam renda proveniente de fontes nos Estados Unidos podem estar descumprindo as condições de admissão no país.

Infrações podem resultar em deportação

O descumprimento das regras pode levar ao cancelamento do visto, expulsão do território americano e restrições para futuras viagens aos Estados Unidos.

De acordo com informações obtidas pelo El País, o governo do presidente Donald Trump pretende intensificar as inspeções em aeroportos e postos de fronteira, especialmente para influenciadores estrangeiros suspeitos de utilizar o visto de turista para desenvolver atividades profissionais.

Uma fonte do governo americano afirmou ao jornal, sob condição de anonimato, que a medida busca “proteger empregos americanos”. Segundo a mesma fonte, muitos criadores de conteúdo acabam expondo suas atividades nas próprias redes sociais.

Copa do Mundo deve atrair milhares de influenciadores

A Copa do Mundo de 2026 é considerada um dos maiores eventos esportivos e digitais do planeta. Das 104 partidas da competição, 78 serão disputadas nos Estados Unidos, em cidades como Nova York, Miami, Dallas, Houston, Seattle, Atlanta, Los Angeles e San Francisco.

A expectativa é de que milhares de influenciadores acompanhem o torneio e produzam conteúdos para milhões de seguidores ao redor do mundo.

Para aqueles que pretendem realizar atividades remuneradas, uma das alternativas previstas pela legislação americana é o visto O-1, destinado a pessoas com habilidades extraordinárias em áreas como artes, esportes, negócios e ciência. Em determinadas situações, esse tipo de autorização permite a realização de trabalhos profissionais e parcerias comerciais.

Caso de Khaby Lame aumentou atenção das autoridades

Segundo o El País, a preocupação do governo americano ganhou força após o caso do influenciador senegalês-italiano Khaby Lame, uma das maiores estrelas do TikTok, com mais de 160 milhões de seguidores.

Ele foi detido em Las Vegas, em junho de 2025, por permanecer nos Estados Unidos além do prazo autorizado pelo visto. Posteriormente, deixou o país de forma voluntária para evitar uma ordem formal de deportação, que poderia impedir seu retorno por vários anos.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista com formação em Mídias Sociais Digitais, colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Foto ilustrativa: aleksandarlittlewolf/Freepik

Adeus à prova mais temida da CNH: Detran suspende exigência histórica para novos motoristas

Confira!

televisão

TV 3.0: sinal chega em junho para moradores de mais de 20 cidades do Brasil

15/06/2026
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Banco Central vai limitar o PIX para R$ 1.000 por transferência no Brasil?

15/06/2026
CLT

Essa é a única profissão que deverá ficar fora da nova escala 5×2 no Brasil

15/06/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix