O ex-piloto Felipe Massa, vice-campeão mundial de Fórmula 1 em 2008, está prestes a viver uma das fases mais decisivas — e possivelmente mais lucrativas — de sua vida fora das pistas. Dono de um patrimônio estimado em US$ 100 milhões (cerca de R$ 540 milhões), o brasileiro pode multiplicar essa fortuna e entrar no seleto grupo dos bilionários do país, caso vença a ação judicial que move na Superior Corte de Justiça de Londres.
Massa pede o reconhecimento do título mundial de 2008 e uma indenização estimada entre R$ 470 milhões e R$ 1,1 bilhão, alegando ter sido prejudicado pelo escândalo do “Singapuragate” — a batida proposital de Nelson Piquet Jr. no GP de Singapura, que teria manipulado o resultado da corrida e influenciado diretamente na perda do campeonato.
As primeiras audiências estão marcadas para os dias 28 a 31 de outubro, em Londres. Caso o tribunal aceite as alegações, Felipe Massa não só poderá ser reconhecido como o legítimo campeão de 2008, mas também receber uma compensação milionária pelos bônus, prêmios e contratos de patrocínio que teria perdido à época.
“É pelo esporte, pela justiça. Nada vai apagar a emoção de vencer em Interlagos, mas é correto lutar por aquilo que foi injusto”, declarou Massa à CNN Esportes S/A.

Um império fora das pistas
Desde que deixou a Fórmula 1, o ex-piloto da Ferrari se consolidou como empresário e investidor. Ele é sócio de uma marca de alimentação saudável, dono de um restaurante em São Paulo e participa de categorias de base do automobilismo, como a Fórmula Futuro.
Além disso, Massa também se aventurou no futebol: é sócio minoritário do clube francês Le Mans FC, ao lado do tenista Novak Djokovic, em um investimento estratégico voltado à expansão de negócios esportivos na Europa.
Com participações em empresas de tecnologia, imóveis e esportes, Felipe Massa vem diversificando sua fortuna e ampliando sua presença no mundo dos negócios.
De herói brasileiro a nome forte nos tribunais
O caso que pode transformar Massa em um dos homens mais ricos do Brasil remete à temporada mais polêmica da Fórmula 1 moderna. Em 2008, o piloto perdeu o título para Lewis Hamilton por apenas um ponto — diferença que poderia ter sido revertida caso a corrida de Singapura tivesse sido anulada após a revelação da batida proposital da Renault.
Anos depois, uma declaração do ex-dirigente Bernie Ecclestone, afirmando que a FIA “sabia da manipulação e nada fez”, trouxe a tona a disputa e motivou Massa a entrar com a ação.