Se você sofre de ofidiofobia, medo extremo e irracional de cobras, talvez ler esse texto te faça ter dificuldades para dormir à noite. Ou talvez faça você querer ir embora de São Paulo. Afinal, a capital paulista é o lar da maior serpente do mundo (e não estamos falando daquela tia insuportável que todo mundo tem).
A maior cobra do mundo
A cobra em questão é uma sucuri-verde que ganhou o nome de Eunectes akiyama e conta com algumas diferenças em relação à sucuri-verdade tradicional, a Eunectes murinus, por uma variação genética de 5,5%. Ela foi identificada por pesquisadores e descrita na revista Diversity. Um espécime dessa sucuri-verde vive na sede do Instituto Butantan, em São Paulo.
Segundo o Instituto, essa é a maior espécie de cobra do mundo quando em questão de massa corpórea. De acordo com o NSC Total, esse réptil pode atingir sete metros de comprimento e pesar até 130 kg.
Ao Gazeta de São Paulo, o professor Miguel Trefault Urbano Rodrigues, do Instituto de Biociências da USP (Universidade de São Paulo), explicou que essa espécie tem características morfológicas parecidas com a sucuri-verde tradicional, mas os estudos genéticas revelam algumas diferenças marcantes. “Eles acabaram descobrindo diferenças importantes em genes mitocondriais entre várias populações do norte da América do Sul”, contou Trefault.
A sucuri-verdade tradicional habita regiões como Peru, Bolívia e Brasil, mas a nova espécie parece restrita ao norte da América do Sul. De acordo com Trefault, ainda não se sabe direito se elas se encontram e se ocorre hibridização entre elas, com mais estudos sobre sendo necessários.




