Os aparelhos celulares se tornaram item essencial na vida de milhares de pessoas e boa parte da humanidade depende deles para diversas tarefas, indo além da utilidade de ser simples telefone. No entanto, alguns líderes bilionários como Elon Musk, Bill Gates, Mark Zuckerberg e Sam Altman acreditam que os smartphones estão com os dias contatos. Mas, em contrapartida, Tim Cook, CEO da Apple, mantém a confiança de que esses dispositivos continuam indispensáveis no dia a dia.
De acordo com as projeções de Musk, que está investindo em Neuralink, ele crê que não haverá mais necessidade de depender o celular, já que os novos dispositivos serão implantados no cérebro, permitindo que o sistema seja controlado pelo pensamento. Apesar de parecer enredo de ficção científica, essa tecnologia está sendo testada com dois pacientes recebendo os primeiros implantes. O chip será capaz de registrar e enviar sinais cerebrais para um aplicativo.
Entenda melhor como os smartphones podem deixar de existir
Essa não é a primeira vez que esse assunto surge, pois em 2022, Bill Gates estipulou a possibilidade de tatuagens eletrônicas desenvolvidas pela antiga startup Chaotic Moon, empresa que foi adquirida em 2015, pudessem ser uma alternativa de substituição dos aparelhos celulares. Equipadas com nanosensores, elas seriam capazes de monitorar dados de saúde, realizar rastreamentos e até mesmo substituir funções básicas dos celulares.
Quem também está defendendo essa ideia é Mark Zuckerberg, líder da Meta, que acredita que os óculos de realidade aumentada se tornarão a principal plataforma tecnológica até 2030. Através desse aparelho, será possível ter interações naturais e sem o uso das mãos.