Este ano, aconteceu um dos maiores vazamentos de dados da internet, que expôs endereços de e-mail e senhas de pelo menos 183 milhões de contas do Gmail, Outlook e Yahoo. De acordo com o site Have I Been Pwned, que monitora vazamentos de informações na internet, esse vazamento aconteceu em abril deste ano.
Segundo o site de cibersegurança, foram 3,5 terabytes de dados vazados. “O maior arquivo tem 2,6 terabytes e, somados, os volumes reúnem cerca de 23 bilhões de linhas com informações de usuários”, afirma matéria do g1.
O Have I Been Pwned explica que esse vazamento de dados aconteceu por meio de uma técnica chamada Infostealers (ladrões de informações, em tradução literal). Os criminosos criam programas que infectam dispositivos e roubam informações pessoais quando a vítima entra em algum site que pede o seu login. Lá no site, você pode descobrir se o seu e-mail foi um dos afetados pelo vazamento.
Se o seu e-mail foi um dos afetados, a recomendação da plataforma é que você troque a sua senha para evitar que sua conta seja invadida. Algumas dicas para criar senhas difíceis de serem descobertas são:
- Criar senhas longas;
- Mistura letras maiúsculas e minúsculas com números e caracteres especiais;
- Usar senhas diferentes para cada site;
- Evitar senhas óbvias, como datas de aniversário.
O que o Gmail e outras empresas disseram sobre o vazamento
Procurado pelo g1, o Google, dono do Gmail, confirmou que ocorreu o vazamento, mas destacou que isso não aconteceu apenas com o Gmail, como algumas informações na internet afirmam. O g1 também procurou o Yahoo e a dona do Outolook, a Microsoft, mas não obteve retorno.




