Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Nem incas, nem maias, nem astecas: descobriram uma civilização perdida e é a mais antiga de toda a América

Por Alan da Silva
30/09/2025
Em Geral
0
Civilização conseguiu
desenvolver aspectos que até hoje são objeto de admiração (Crédito: Daniel Silva/PromPerú)

Civilização conseguiu desenvolver aspectos que até hoje são objeto de admiração (Crédito: Daniel Silva/PromPerú)

Arqueólogos no Peru descobriram uma nova pirâmide ligada à civilização de Caral, a mais antiga das Américas, com aproximadamente 5.000 anos. A estrutura foi encontrada no assentamento urbano de Chupacigarro, localizado ao norte de Lima, próxima à reconhecida Cidade Sagrada de Caral. 

Chupacigarro integra um sistema arqueológico mais amplo no vale de Supe, contendo várias estruturas que ilustram o nível sofisticado de urbanização alcançado pela civilização Caral, comparável em sua complexidade às civilizações da Mesopotâmia.

A região onde a pirâmide foi descoberta abriga 12 estruturas identificadas como públicas ou cerimoniais, demonstrando a importância estratégica do local.

As recentes escavações revelaram que a pirâmide estava coberta por vegetação densa, incluindo arbustos e árvores secas. Ao limpar o local, foram revelados muros de pedra que formam pelo menos três plataformas sobrepostas. As paredes são marcadas por grandes pedras verticais, conhecidas como huancas, e uma escadaria central leva ao topo.

Implicações da descoberta para a arqueologia

A descoberta da pirâmide em Chupacigarro amplia a compreensão sobre a organização urbana da antiga civilização de Caral. As variações em tamanho e design dos edifícios sugerem propósitos diversos, enquanto a presença de uma praça circular rebaixada reflete as práticas arquitetônicas típicas dessa sociedade.

A localização estratégica de Chupacigarro, próxima ao litoral e a recursos naturais vitais, evidencia as capacidades de adaptação e inovação dos antigos habitantes.

A nova pirâmide iluminou aspectos do cotidiano e das práticas culturais da civilização de Caral. A construção de estruturas monumentais revela uma organização social complexa, bem como costumes religiosos e cerimoniais. 

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Alan da Silva

Alan da Silva

Jornalista e revisor.

Próximo post
globo vale tudo odete

Saiba a data exata em que Odete Roitman vai morrer em Vale Tudo

Confira!

Brasil e Estados Unidos

Estados Unidos decidem aplicar novo “tarifaço” contra o Brasil

02/06/2026
Volkswagen

Novo SUV da Volkswagen conta com 7 lugares e é chamado de “Projeto Atacama”

02/06/2026
Aeroporto de Guarulhos

Aeroportos entram em greve e suspendem voos para os próximos dias; veja se a sua passagem será afetada

02/06/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix